terça-feira, 29 de junho de 2021

Artify - editor gráfico e recursos de design




Artify é um site cheio de recursos para quem deseja fazer algum trabalho/design gráfico e que, em alguns aspectos, se assemelha ao Canva. Parte desses recursos tem limitação, necessitando de um plano pago para ter acesso integral. Mas a versão gratuita já permite ao usuário acesso a muita coisa.

Suas quatro seções são Gallery (galeria), Packs (pacotes), Editor (editor de design ao estilo do Canva) e Illustrations (ilustrações vetoriais).

Na seção Gallery, você vê uma exposição dos vários templates (modelos) de designs oferecifos pelo site – modelos como os do Canva, com várias finalidades, temas.

Role a página para encontrar um, clique em uma das categorias para ver somente designs daquele tipo ou faça uma busca usando o campo Search designs no menu superior da página. Ao passar o mouse sobre um modelo, aparecerá o botão Open in Editor (abrir no editor). É só clicar para começar a personalizá-lo.

Na seção Packs, a galeria de modelos é organizada segundo pacotes temáticos, como, por exemplo, stories do Instagram, Dias das Mães, cartão de visita e citações de ciência.

Todos esses pacotes são pagos, e o acesso livre só é possível a um modelo individual dentro de algum pacote quando você digita free no campo de buscas, no topo da página. Entretanto, poucos modelos aparecerão como resultado, e clicar no botão SEE ALL no rodapé da página não vai adiantar muito, uma vez que você será redirecionado para a seção Gallery.

A seção Illustration é como um banco de imagens vetoriais. Você tanto pode fazer buscas pela imagem desejada como pode navegar pelas várias categorias que organizam os vetores segundo um tema ou segundo o estilo gráfico.

Os vetores/categorias marcados com o rótulo laranja contendo o nome Premium (veja imagem abaixo) só podem ser acessados mediante pagamento.




Antes de baixar um desenho vetorial, o usuário tem a opção de remover a imagem de fundo (background) ou alterá-la e de remover a imagem de cenário (backdrop) ou alterá-la. Esta última fica entre o objeto principal do vetor e a imagem de fundo.

São três os formatos em que o arquivo pode ser baixado: PNG Low (baixa qualidade por ter tamanho visual pequeno, em pixels) PNG HQ (alta qualidade, maior tamanho visual) e SVG, que pode ser editado no Inkscape, por exemplo.

A seção Editor é onde o Artify parece com o Canva, pois o ambiente aqui é bem semelhante ao Canva e outras ferramentas/programas de design desse tipo (veja imagem abaixo).


Clique na imagem para ampliá-la


Entre os recursos de uso livre do Editor, merecem menção:
  • trabalha com camadas (Layers) de objetos no design;
  • permite aplicar paletas de cores a vários elementos do design (como no Adobe Spark Post);
  • dá ao usuário o direito de carregar até 10 recursos seus (guia My Assets) para usar nos designs (arquivos nos formatos SVG, PNG ou JPG);
  • acervo de vários textos com arranjos pré-definidos (guia Editorial);
  • adiciona vetores da seção Illustrations e permite desagrupá-los e editar partes;
  • acervo de formas 3D (guia 3D Styles) que vão de letras, números e palavras prontas (em inglês) a pessoas, objetos e formas abstratas. Até onde sei, este recurso é exclusivo do Artify!
  • insere fotos do banco de imagens Unsplash (guia Photos);
  • acervo de formas geométricas/desenhos básicos pela guia Basic Shapes (semelhante ao Adobe Spark Post);
  • acervo de padrões (guia Patterns) úteis ao uso como imagem de fundo;
  • acervo de elementos para logotipos/logomarcas (guia Logos);
  • acervo de elementos de vegetação (plantas, folhas, flores) pela guia Herbal;
  • acervo de formas abstratas, muitas no formato de vetores (que podem ser editados) incluindo algumas 3D, pela guia Abstract;
  • acervo de imagens de fundo (guia Backgrounds) que incluem gradientes de até mais de 2 cores.

Ao final da edição do seu design, seu trabalho poder ser baixado em PNG ou JPG, mas sem transparência. Uma vantagem do Artify em relação ao Canva nesse quesito é poder baixar uma imagem para Instagram, por exemplo, na resolução de 1500 x 1500 pixels. O canva atualmente só permite baixar esse tipo de design com 1080 x 1080 pixels.

Todo o site e interface do Editor estão em inglês. O acesso via Google Chrome, por exemplo, pode traduzir vários elementos das seções/páginas e do Editor.


Etiquetas:
Design gráfico, gráficos vetoriais, gráfico vetorial, imagens para redes sociais, como, por exemplo, posts e stories para Instagram, Facebook, banner para websites e blogs, blogues, canal, canais do YouTube, banco de imagens vetoriais, vetores, gráficos vetoriais



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails