- Sora (https://sora.chatgpt.com)
- Google Whisk (https://labs.google/fx/pt/tools/whisk) - O Whisk se diferencia do ImageFX em razão de ter mais recursos. Uma capacidade interessante dele é permitir ao usuário fornecer separadamente imagens ou instruções (prompts) para cada parte da imagem final (uma para o fundo e outra para o tema). A IA combinará tudo para gerar sua imagem! Veja exemplos de imagens geradas no Whisk ilustrando postagens de blog aqui, aqui, aqui e aqui.
- Google ImageFX (https://labs.google/fx/pt/tools/image-fx)
- ClipChamp (https://app.clipchamp.com) - Está disponível também como app para instalar no Windows, na Microsoft Store.
- Pippit (https://pippit.capcut.com)
- Polotno (https://studio.polotno.com) - É gratuito por 100 dias. Saiba mais na página inicial.
sábado, 12 de julho de 2025
5 ferramentas para criação e edição de vídeos e imagens
quarta-feira, 2 de julho de 2025
AMPLITUDE #6 (jul/2025) - Revista Cristã de Literatura e Artes para download grátis
Neste número, como se diz no hodierno jargão futebolístico, "a base vem forte": ficção e poesia, bases, lajes e pilares desta revista, entram em campo com uma seleção especialmente de peso, potente de autores do norte ao sul, do nadir ao zênite do Brasil. E até de Portugal e Moçambique.
As seções que o leitor tem aprendido a amar estão aqui, com acréscimos e ausências, que fazem parte do jogo.
Não apenas divulgar, mas estimular a produção artística é um de nossos motivos. Na página 12, temos o artigo O Credo de Um Artista, onde Jason Harms, apesar de seu empenho assaz puritano (calma, você não precisa concordar com tudo), oferece bons tópicos de reflexão e adesão para colocarmos Deus no centro de nossa produção criativa. No embalo, o artigo 12 Passos para ser criativo (pág. 27) dá excelentes — e simples — dicas que entregam o que prometem.
Em Jardim dos Clássicos, um conto de um clássico até que bem recente, o escritor e imortal da ABL Orígenes Lessa.
Temos crônica daquele que muitos consideram nosso maior poeta evangélico, Gióia Júnior, falando sobre aquele que ele, Gióia, considera o maior poeta brasileiro.
A revista abre com um papo sobre o trabalho editorial que realizamos no ministério Veredas Missionárias. Em nosso entendimento, não há como ser cristão (seja indivíduo, família, igreja, denominação, nação) sem ser missionário. Estamos aqui a trabalho, um trabalho penoso e simples, levar o Evangelho até o último povo, língua e nação. O mais que escapa ou bordeja esta prerrogativa é passeio ou tergiversação, ou, quando muito, ensaio. Assim, seguindo e ampliando uma iniciativa que começou em nossa última edição, veiculamos aqui gratuitamente (e mesmo à revelia) anúncios sobre empresas, pessoas e serviços que contribuem de forma direta com a causa missionária. Se este é o seu caso, entre em contato e nos traga sua história, que no próximo número você poderá aqui figurar.
Em tempo, pois há tempo: O leitor perspicaz perceberá opiniões (políticas, teológicas, cosmovisionais) díspares ao longo dos textos de AMPLITUDE. Veículo plural, as opiniões dos autores não refletem necessariamente a opinião da revista (sei que é ridículo ter que dizer isso, mas até a The New Yorker, a Granta e a The Paris Review o fazem. Pobres de nós).
Editarmos sozinhos uma revista como esta, com tantos textos, tantas seções, tantas especializações, é estafante. Mas o resultado gratifica: A literatura, e mais, o conhecimento, dom de Deus, celebra sua pequena e cordata festa, da qual você, leitor, é um convidado de honra. O Cordeiro é digno!
Por favor, não apenas leia, mas compartilhe esta revista gratuita, que existe para entreter, edificar e desmistificar vidas.
Sammis Reachers, editor
PARA BAIXAR O SEU EXEMPLAR PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.
A Revista também está disponível em:
Artes | cristianismo | arte | ficção | poesia / poema | literatura | cultura | revista cristã / cristão
sábado, 21 de junho de 2025
Atualização sobre as medidas dos conteúdos do Instagram
Aproveitando a época do ano, veja também seu post com dica de fontes relacionadas ao São João e o post com dicas de harmonias de cores relacionadas ao São João.
sábado, 14 de junho de 2025
The AI Bible (A Bíblia IA)
quinta-feira, 22 de maio de 2025
Alternativas grátis a ferramentas pagas famosas
![]() |
Imagem gerada por IA (acervo de Lexica) |
sexta-feira, 18 de abril de 2025
Histórias bíblicas contadas por meio de LEGO
(Com informações de brigada.org)
terça-feira, 8 de abril de 2025
Como fazer ilustrações no estilo Studio Ghibli com suas fotos usando o ChatGPT e +
- Deep Dream Generator (pago)
- Midjourney (pago)
- getimg.ai (grátis)
- Grok (grátis)
- Gemini (grátis)
- insMind (filtro; grátis)
- CapCut (filtro; grátis)
segunda-feira, 17 de março de 2025
Edits - app da Meta para trabalhar com vídeos
![]() |
Uma das telas do app (foto da Appstore) |
segunda-feira, 3 de março de 2025
E-book gratuito: Vivendo a Alegria - 200 Citações Selecionadas
Alegria.
Imersos num turbilhão de sentimentos e solicitações, bombardeados por informação – muitas vezes tóxica, opressiva, rasa –, feridos por receios e ansiedades, buscamos alegria, como quem busca, sem saber, a essência da vida. Mas não a alegria passageira, conquistada ao obter uma promoção no trabalho ou comer uma coxinha sem peso na consciência: ansiamos por alegria duradoura, cientes talvez de que o estado alegre é o nosso estado natural, perdido em alguma curva da história individual ou da espécie.
A alegria contagia e precisa ser assim: Somos seres gregários, e a alegria verdadeira passa por compartilhar este sentimento com os demais, numa troca luminosa.
Aqui, reunimos uma inspiradora coleção de citações, coligidas de autores os mais diversos, sobre este tema que é saúde para o corpo e o espírito. E, ao final deste volume, oferecemos uma reflexão sobre a conquista da verdadeira alegria, muralha contra o desespero e o vazio que nos rondam como que dia e noite.
Para baixar gratuitamente o seu exemplar, CLIQUE AQUI.
quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
AMPLITUDE #5 - Revista Cristã de Literatura e Artes: Baixe a sua
Chegamos à nosso quinto número, e agora contamos com ISSN (International Standard Serial Number), o código internacional que demarca as publicações seriadas.
Nesta edição, Amplitude traz contos de Ageu Magalhães, Eduardo Eiji Araki, Jorge F. Isah, Lucas Roberto, Paul Flucke e Tiago Lyra de Carvalho.
Na seção Poeta em Destaque, a voz da vez é a de Luiz Guilherme Libório, paulistano radicado nas Minas Gerais e que, do alto de seus 30 anos, tem entregado uma muito boa literatura — ensaios, estudos, romance — cujo destaque é a poesia.
Em Jardim dos Clássicos, a poesia da maior família de romancistas da literatura, as irmãs Brontë.
Falamos também sobre duas revistas que, cada qual à sua maneira, têm aberto espaço para a literatura cristã, a De Higgs e a Bulunga.
Rememoramos o projeto Águas Vivas, coleção antológica que celebrou, em seus cinco volumes, a obra de poetas evangélicos contemporâneos. E publicamos uma seleção de poemas de cada volume da antologia.
Em Hot Spots, um pouco da sabedoria desconcertante de Liev Tolstoi.
No mais, as seções tradicionais aqui estão: Parlatorium, Pharmacia, HQ, Galeria, Games e Notas Culturais.
Compartilhe esta revista, docemente gratuita, com quantos você puder.
PARA BAIXAR SEU EXEMPLAR PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.
A revista também está disponível em:
sábado, 18 de janeiro de 2025
Perchance AI Image Generator
- O campo Description, que é onde você escreve o prompt, tem dois recursos interessantes acessíveis por meio dos dois botões do lado direito do campo. Os dados geram (sorteiam) um prompt aleatório. Já o cérebro, cria um prompt bem refinado (até bem grande) a partir das palavras básicas que o usuário fornece. Já li em algum lugar que o excesso de instruções posto num prompt pode, na verdade, gerar imagens de baixa qualidade e baixa correspondência com o que o usuário tem e mente. Portanto, ao usar o recurso do cérebro, é recomendável revisar o prompt gerado e simplificá-lo.
- A depender do estilo das imagens selecionado (campo Art style), abaixo do campo Description vão aparecer outros campos permitindo modificações. Para o estilo 'Casual Photo', por exemplo, Shot permite escolher se a imagem/foto gerada é panorâmica, close-up, macro etc. Add color permite escolher tons de cores (pastel, preto e branco, vibrante etc.). Add effect permite escolher estilos do tipo, tilt-shift, longa exposição, hora de ouro (golden hour) etc.
- No campo Anti-Description, que é opcional, o usuário pode descrever o que não quer ver nas imagens geradas, que pode ser ser desde uma característica/propriedade da imagem, como, por exemplo, low quality (baixa qualidade) até coisas, como, por exemplo, pessoas ou um objeto específico.
- O campo Shape permite escolher o formato das imagens: retrato (portrait), quadrado (square) ou paisagem (landscape).
- O campo How many? permite escolher quantas imagens serão geradas a cada vez que o usuário clica em gererate (gerar): pode ir de 3 a 30 imagens.
- O campo Art style é o grande atrativo. Lá estão as opções de estilos artísticos. Há aproximadamente 75 estilos diferente que incluem, por exemplo (e com variações, subtipos), Anime, Concept art (arte conceitual), Digital painting (pintura digital), No style (sem estilo), Disney character (personagem Disney), Oil painting (pintura a óleo), Fantasy (fantasia), Studio Ghibli (Estúdio Ghibli), Pixel art, 3D emoji, Watercolor (aquarela), Fotos dos anos 1920 até 1990), Cute 3D Icon (Ícone 3D), Pokemon, Cartoon (cartum), Game art (arte de jogos eletrônicos) e Mangá.
Eu fiz este plugin Perchance (perchance.org/text-to-image-plugin) usando o Stable Diffusion. A licença do Stable Diffusion permite que você use as imagens geradas por eles comercialmente (ou pelo menos não proíbe explicitamente). Verifique a licença do Stable Diffusion para mais detalhes. Observe que alguns países não permitem que você reivindique direitos autorais sobre seu conteúdo gerado por IA.