terça-feira, 19 de julho de 2011

Draw Plus e Photo Plus – dica de programas

 
Escrevo este post para dar uma dica de dois programas produzidos pela Serif: o editor de imagens vetoriais Draw Plus 4 e o editor de fotos Photo Plus 6, ambos em suas edições gratuitas chamadas de Starter Edition.
 
 
 
 
O Draw Plus concorre com programas, como, por exemplo, Corel Draw, Adobe Illustrator e Inkscape. Em sua versão gratuita ele não permite o uso de todas as suas ferramentas, mas mesmo as disponíveis fazem-no equiparar-se ao também gratuito Inkscape. O grande porém é que na versão Starter Edition ele não abre ou salva gráficos vetoriais em  outro formato que não seja o seu próprio, ou seja, DPP. Entretanto, é possível produzir um desenho dentro do programa e exportá-lo como JPG ou PNG, por exemplo. Essa, aliás, é uma das coisas que mais faço com o Inkscape, pois constantemente necessito produzir algumas imagens ou textos cuja manipulação é melhor dentro dele do que num editor de fotos, para depois usá-las como se fossem fotos comuns, e não como vetores.
 
A versão paga do Draw Plus é mais completa e permite editar e salvar arquivos SVG, PDF, AI (Adobe Illustrator) e EPS, por exemplo! E o preço dela é pequeno, algo em torno de 160 R$, na cotação atual do dólar! Estou testando a versão Starter aqui e considerando seriamente adquirir a completa, o Draw Plus X4.
 
Recomendo instalar o programa para testá-lo e conhecer seus outros recursos e possibilidades. Me parece uma boa alternativa ao Inkscape (leia o post do IC sobre ele).
 
 
 
 
 
O Photo Plus também possui recursos limitados em sua versão gratuita, mas que ainda assim fazem dele uma boa alternativa ao GIMP, por exemplo, pois também lida com camadas, vários tipos de pincéis artísticos (um monte deles já embutidos na versão Starter), aplicação de efeitos artísticos às imagens, entre outras coisas.
 
Sua versão paga também se chama X4, custa por volta de 140 R$ e conta com recursos interessantíssimos! Conheça-os aqui (tem vídeo lá). Saiba mais sobre o programa no Baixaki. Baixe a versão gratuita direto da Serif.
 
 
Também estou testando o Photo Plus gratuito. Qualquer esclarecimento que quiserem antes mesmo instalar os programas aqui citados podem ser feitos nos comentários deste post ou criem um tópico de discussão no nosso fórum no Orkut.
 
 
Etiquetas:
Ferramenta gratuita para edição de gráficos vetoriais, vetores, fotos / fotografia, artes gráficas, design, desenho vetorial
Herramienta gratuita para la edición de gráficos vectoriales, dibujo vectorial / de imágenes vetoriales
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails