terça-feira, 2 de março de 2010

The GIMP, um Photoshop gratuito

 
 Gimp - tela splash
Tela Splash de umas das versões mais antigas do GIMP
onde podemos ver o seu mascote, Wilber.
 
 
Não, não estou exagerando. O GIMP é um programa de tratamento e edição de imagens gratuito e com muitos recursos que chegam a pô-lo quase em pé de igualdade com o Photoshop! E para o GIMP ser ainda mais digno da comparação, que tal se eu lhe disser que ele abre arquivos do Photoshop além de suportar os pincéis (brushes), texturas/patterns e plugins desse programa? Bom demais, não?
 
 
GIMP
Tela do GIMP com 2 módulos e 2 caixas de ferramenta visíveis.
Clique para ampliar.
 
 
O GIMP permite manipulação avançada de imagens, suporta extensões e ainda trabalha com animações. Entre os diversos formatos de imagem que o programa suporta estão: BMP, GIF, JPEG, MNG, PCX, PDF (sim, PDF!), PNG, PS, PSD (arquivos do Photoshop), SVG (gráficos vetoriais, o mesmo formato com que trabalha o Inkscape), TIFF, TGA e XPM.
 
Clique no link Leia mais.
 
Veja a descrição detalhada do GIMP feita pelo pessoal do Baixaki. CLIQUE AQUI. Na mesma página você encontra o link de download do programa. Ignore o comentário feito lá afirmando que você precisa instalar a biblioteca GTK+ 2 antes de instalar o GIMP. Isso era uma coisa das versões passadas. Atualmente ela já vem junto com o arquivo de instalação do programa! E não se preocupe se você não fala inglês, pois o GIMP tem o idioma português entre os muitos idiomas que suporta. O GIMP ainda dispõe de uma versão portátil para você usar direto de sua pen drive num computador onde não há o programa instalado – é o GIMP Portable (baixe a versão 2.6.8 direto do Baixaki).
 
Há também uma versão do GIMP cuja interface é organizada de forma a se assemelhar o mais possível da do Photoshop: o GIMPshop. Esta versão, porém, nem sempre corresponde à versão oficial mais recente do GIMP. Exemplo: atualmente o GIMPshop está na versão 2.2.8 enquanto que o GIMP já está na 2.6.8. Baixe o GIMPshop direto do Baixaki (ela também já vem com o GTK+ 2) ou acesse seu site oficial em inglês ou espanhol. Uma outra desvantagem desta versão alternativa é que ela não aceita plugins do Photoshop, mas apenas os do próprio GIMP.
 
 
GIMPshop 2.2.8
Tela do GIMPshop 2.2.8. Observe que todas as caixas de ferramenta ficam dentro da janela principal do programa. Clique para ampliar.
 
 
Quem adota o GIMP como programa para edição de imagens não fica na mão quanto ao aprendizado do uso de seus vários recursos, pois existem sites, blogs, comunidades e fóruns dedicados a ele. Veja só:
 
Site oficial do GIMP – De onde você pode baixar documentações (arquivos de ajuda), versões beta mais recentes do programa e versões para desenvolvimento (porque o programa é de código aberto). Está todo em inglês;
GIMP na Wikipedia – Página em português do programa;
GIMP Brasil – Comunidade no orkut (a maior que há). Fazendo uma busca pelo nome ‘GIMP’ você ainda acha mais outras;
O GIMP – Site dedicado ao programa. Lá tem materiais para download (apostilas, pincéis, texturas, exercícios etc.). O site ainda produz e disponibiliza para download gratuito uma revista, em PDF, a GIMPZINE. Também tem um fórum lá;
Seção do site Estúdio Livre dedicada ao GIMP – Lá você encontra manuais, tutoriais (inclusive de outros sites) de manipulação de imagens/texto e links para livros;
Seção do Baixaki com vários tutoriais ensinando a fazer montagens, tratar imagens etc.. Praticando-os como exercício você aprende a dominar as ferramentas e recursos do programa;
GIMP no Webtutoriais – Seção de tutoriais de GIMP no Webtutoriais.
 
E isso aí acima são só exemplos. Ainda há mais lugares na net onde encontrar dicas e tutoriais do programa. Posteriormente divulgaremos mais deles aqui no blog.
 
 
Etiquetas:
Concorrente gratuito do Photoshop
Herramienta gratuita para la edición de imágenes, gráficos vetoriales

2 comentários:

  1. não gostei muito desse site esta tudo muito misturado, eu queria baixar um download de texturas mais não consegui

    ResponderExcluir
  2. Olá, caro usuário anônimo.

    Em que sentido você vê as coisas 'muito misturadas' aqui no blog? Poderia nos contar, ser mais detalhado? Apreciaríamos seus comentários. Só pedimos que para isso use o formulário de contato lá no link 'Fale conosco' logo abaixo da imagem de cabeçalho.

    E nos diga aí qual download específico você não conseguiu fazer, para que possamos te ajudar, ok?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails