segunda-feira, 19 de abril de 2010

Inkscape – editor de gráficos vetoriais

 
Está procurando um programa no qual pode dar asas à sua imaginação, e o Paintbrush não lhe serve? Ou procura uma alternativa gratuita ao editores de gráficos vetoriais Corel Draw ou Adobe Illustrator? O Inkscape é a resposta à sua necessidade!
 
 
Inkscape (splash screen)
Tela splash de uma das versões mais recentes do Inkscape .
 
 
►► Se você ainda não sabe o que são gráficos vetoriais, é interessante ler a segunda seção do tutorial de Inkscape do Guia do Hardware.
 
 
Inkscape 0.47 editando uma imagem gerada no Adobe Illustrator
Tela do Inkscape 0.47 em ambiente Windows editando um gráfico gerado no Adobe Illustrator. Clique na imagem para vê-la maior.
 
 
O Inkscape trabalha com edição de nós, transparência, anti-aliasing, textos, gradientes, vetorização (transformação de imagens bitmap pro formato vetorial), múltiplas camadas, formas primitivas, caminhos, marcadores, clones, canal alfa, transformações, filtros e grupos. Ele ainda suporta metadados Creative Commons, operações complexas entre caminhos, texto-em-caminho, texto-em-forma e extensões que proveem novas funcionalidades.
 
O formato de arquivo nativo do programa é o SVG (Scalable Vector Graphics), mas ele também salva/exporta nos formatos PNG, PDF, PostScript (PS), EPS, EMF, ODG, DXF, PLT, WMF, entre outros! Ele também abre e edita PDF, TIFF, AI (Sim, arquivos do Adobe Illustrator - desde que tenham sido salvos no formato de compatibilidade com PDF), gradientes do GIMP, DXF, arquivos do Corel Draw e ainda outros!
 
Conheça um pouco mais sobre o programa e baixe a versão mais recente nessa página aqui do Baixaki. A instalação do software exige a instalação prévia da biblioteca GTK+ 2 Runtime Environment. Se você já tem instalado o GIMP em seu PC, não precisa se incomodar com isso. Caso não use o GIMP, baixe e instale o GTK  antes – busque pelo termo ‘GTK ‘ no Baixaki e baixe o arquivo correspondente ao seu sistema operacional.
 
Use também o Inkscape para editoração eletrônica – o programa pode ser uma alternativa gratuita a programas, como, por exemplo, o Adobe InDesign. É possível criar nele boletins, panfletos, posters e o que mais sua imaginação mandar. O Inkscape só não é muito bom para imprimir. Às vezes, pode ser necessário exportar o trabalho feito lá para um outro formato de arquivo, abrir em outro programa e aí sim mandar o trabalho para impressão.
 
Assim como acontece com o GIMP, o Inkscape tem sites e comunidades na net mundo afora com tutoriais, cursos, aulas em vídeo e dicas de como usar o programa. Veja só:
 
■ Comunidade brasileira Inkscape Wiki;
Comunidade Inkscape (em inglês);
The Inkscape Tutorial Weblog – tutoriais em inglês;
Inkscape Brasil – comunidade no orkut.
 
Estes aí são só exemplos. Buscando na net você ainda encontra mais coisa (principalmente em inglês). Busque no YouTube e achará aulas/tutoriais em vídeo.
 
 
Etiquetas:
Ferramenta gratuita para edição de gráficos vetoriais, vetores, artes gráficas, design, desenho vetorial
Herramienta gratuita para la edición de gráficos vectoriales, dibujo vectorial

3 comentários:

  1. Excelente dica.
    Vou indicar para conhecidos que buscam outros programas.
    Paz pra todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá graça e paz!

    Fico feliz em ver mais um blog cristão, espalhando a palavra
    de Deus, estou passando para te visitar, e dizer que seu blog
    está sendo uma bênção em nossa blogosfera cristã, já estou te
    seguindo.

    Faça-me uma visitinha e aproveite para participar do
    Sorteio do livro: TEMPERAMENTOS TRANSFORMADOS POR TIM LAHAYE

    Crislaine

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, Crislaine!

    Que bom que o Imagens Cristãs está cumprindo o que propõe a ser, né?!

    Vamos visitar teu blog sim. Obrigado pelo convite! E, já que gostou deste blog, aproveita e divulga a gente lá no teu blog!

    A equipe do Imagens Cristãs agradece a tua visita e o teu comentário.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails