quarta-feira, 27 de julho de 2022

4 dicas para fotografias minimalistas


4 dicas para fotografias minimalistas do Daily Photo Tips. São de um email que eles enviam periodicamente a quem se inscrever em seu site. Traduzimos o conteúdo e o reproduzimos a abaixo.

------------

Vivemos em um mundo visualmente saturado. As imagens minimalistas, em certo sentido, são uma quebra visual em meio ao fluxo constante de informações.

Imagens minimalistas não têm muitos elementos. A ideia é simples, a história é direta e o espectador não precisa se esforçar muito para entender a visão.

Curioso sobre como usar princípios minimalistas em sua fotografia? Confira essas dicas simples.

1. ESPAÇO NEGATIVO


Lago Constance, Meersburg, Alemanha (foto de Frederik Löwer em www.unsplash.com)
Foto de Frederik Löwer em Unsplash


Você já deve conhecer o espaço negativo como elemento composicional na fotografia. É simplesmente uma extensão vazia na imagem que dá ao assunto espaço para respirar.

Espaço negativo e imagens minimalistas andam de mãos dadas. A área despojada (pouco “decorada”) é boa parte do que dá ao espectador aquela sensação de simplicidade e tranquilidade pelas quais fotos minimalistas são conhecidas.

Por exemplo, uma extensão de céu azul claro atrás de uma árvore ou uma única folha cercada pela cor cinza neutra do pavimento.


2. PONTO FOCAL FORTE


Árvore solitária contra céu azul, em meio a um campo verde (foto de John Mark Arnold em www.unsplash.com
Foto de John Mark Arnold em Unsplash


Muitas imagens minimalistas contêm um assunto forte. Este é o ponto focal da imagem, e o resto da imagem geralmente é um espaço negativo ou desfocado para evitar distrações.

Pense em um único barco no meio de um lago calmo, uma pessoa em uma paisagem vazia, uma única árvore contra o céu ou um campo nevado.


3. PRETO E BRANCO


Árvore seca, solitária, na neve (foto de Fabrice Villard em www.unsplash.com)
Foto de Fabrice Villard em Unsplash


Uma grande parte do minimalismo na fotografia é eliminar as distrações. Transformar a imagem em preto e branco é uma maneira simples, mas poderosa de fazer isso para algumas fotos.

Mesmo uma cena movimentada pode se tornar minimalista quando você tira a cor.

Isso reduz a imagem a linhas, formas e texturas simples. O olho é então atraído pelo forte contraste entre claro e escuro e não fica confuso com as cores concorrentes na imagem.


4. TEXTURA E CONTRASTE


Armários com portas coloridas (foto Moren Hsu em www.unsplash.com)
Foto de Moren Hsu em Unsplash


Infelizmente, por causa de sua simplicidade, imagens minimalistas podem rapidamente se tornar chatas. É importante usar contrastes fortes e texturas interessantes em sua composição.

São eles que fortalecem a imagem sem adicionar elementos concorrentes.

Como sempre, seja intencional sobre sua fotografia. Você pode ter sorte, de vez em quando, ao capturar imagens aleatoriamente, mas obterá fotos incríveis ao tirar suas fotos com intenção.


Etiquetas:
dicas rápidas de fotografia, para fotógrafos (amadores)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails