quinta-feira, 13 de maio de 2021

Europeana - milhões de itens (arte e +) digitalizados




Na Europeana, trabalhamos com milhares de arquivos, bibliotecas e museus europeus para partilhar o património cultural, constituindo-se num espaço educativo, de prazer e numa fonte de investigação.

A Europeana Collections fornece acesso a mais de 50 milhões de itens digitalizados – livros, música, obras de arte e muito mais – com ferramentas de pesquisa e filtro sofisticados para ajudá-lo a encontrar o que está à procura. (Europeana – página Sobre Nós)


As coleções do site podem ser acessadas mediante uma enorme variedade de tópicos que inclui arqueologia, arte, moda, herança industrial, manuscritos, mapas e geografia, migração, música, história natural, jornais, fotografias, desporto e Primeira Guerra Mundial

Outra boa notícia é que o material (imagem 2D ou 3D, som, vídeo, texto) pode ser reutilizado pelo visitante. É aconselhável, porém, que antes de navegar pelas coleções, você atente aos filtros (veja a imagem abaixo). Observe que ao usar o filtro Posso usar isto? percebe-se que  nem todo material pode ser usado de forma totalmente livre.


Navegação pela coleção Arte Bizantina. Clique na imagem para ampliá-la.


Quando acessar a página do conteúdo específico (uma imagem, por exemplo), atente para o símbolo/botão que faz referência à licença de uso (veja imagem abaixo). Clique nele para saber as limitações.


Mosteiro de Dionísio, na coleção Arte Bizantina. Clique na imagem para ampliá-la.


Alguns itens têm seu uso regido por uma licença Creative Commons.

Europeana é acessível diretamente no português de Portugal. Para as partes que não se encontrarem traduzidas, a dica é acessar o site via Google Chrome.


Etiquetas:
Obras de arte online, banco de imagens artísticas, de sons, históricas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails