sexta-feira, 23 de março de 2012

4 bancos de imagens

 
E seguimos divulgando mais bancos de imagens.
 
 
 
Conta com uma coleção de mais de 15000 fotografias divididas em categorias. Nem todas as imagens tem título ou palavras-chave associadas, mas todas têm tags (etiquetas) que as ligam às várias categorias nas quais podem se encaixar.
 
Role a página até o fim, clique na imagen photos for churches e você terá acesso às fotos do site especialmente úteis a cristãos. Outros links ao lado desse lhe remeterão a subsites dedicados a imagens de iniciativas em fins lucrativos (nonprofit) e a imagens da natureza (free nature photo).
 
As fotos são distribuídas segundo licenças Creative Commons. Observe o campo CC nos detalhes ao lado de cada imagem para ver o link da respectiva licença.
 
Dispõe de mecanismo de busca.
 
 
 
 
É um site bem organizado e conta com um acervo de cerca de 14.250 imagens dividas entre fotos e cliparts (no formato PNG). Separa o conteúdo por categorias, mas também conta com um mecanismo de busca que tende a ser bastante eficiente, já que as imagens costumam ter títulos descritivos.
 
Há vários tipos de licenças associadas às imagens; portanto, para cada imagem que você quiser baixar será necessário verificar quais os termos particulares da licença que rege seu uso. Acesse a licença clicando no selo ou no link, como indicado pelas setas vermelhas na imagem de exemplo abaixo.
 
 
 FSPhotos.biz
 
 
Não é necessário registrar-se para baixar imagens, mesmo de forma gratuita; porém, há uma modalidade de registro em que você paga e, com isso, ganha acesso a um bônus de mais 10.000 imagens.
 
Observação importante: algumas imagens do site são patrocinadas por outros bancos de imagens pagos. Daí, ao clicar numa delas, você vai parar em outro site e, caso queira usá-la, poderá ter de pagar por isso.
 
É possível contribuir com o site mandando mais imagens para o acervo!
 
 
 
 
Esse já faz parte de nossa lista de bancos de imagens, mas achamos conveniente falar dele aqui em virtude de suas características peculiares. É que o Woophy agrega fotos de vários locais no mundo, por localização geográfica. Sua página inicial mostra logo um mapa mundi interativo com várias cidades marcadas.
 
Novas fotos podem ser adicionadas por qualquer membro registrado, e elas podem ser usadas livremente por qualquer um desde que seja para fins pessoais não comerciais. Apesar disso, o site lembra que o copyright (direito de cópia) permanece com o fotógrafo – para mais detalhes, leia os Termos de Uso e o FAQ (perguntas frequentes). Também há a possibilidade de enviá-las como cartão postal eletrônico!
 
Woophy também conta com uma página dedicada a rankings: as fotos mais recentes, as mais votadas, as mais escolhidas como favoritas e as escolhas do editor. Além disso, o site tem um fórum e promove competições de fotografia periodicamente.
 
 
 
 
Conforme diz sua própria descrição na página inicial, possui um acervo 132.516 imagens com 182 seções organizadas em 3638 categorias.
 
A licença de uso pode diferir um pouco de uma imagem para a outra – por isso, atente ao conteúdo do link Licence. Três tipos de licença de uso aplicam-se às imagens:
  1. Para uso por qualquer pessoa – nesse caso é permitido o uso comercial e não comercial das fotos em blogs, websites, redes sociais, vídeos que serão compartilhados na internet e emails desde que o usuário dê crédito ao site e ponha um link para a página da foto ou para o site;
  2. Licença paga – permite o uso em material impresso ou outras mídias, incluindo internet, televisão, filme, jornal e marketing/anúncio comercial,  sem a necessidade de dar crédito ao Free Foto, além de permitir a obtenção de cópias das imagens em alta qualidade.
Eles também dizem que usuários não comerciais podem baixar as imagens do site e usá-las em projetos escolares, cultos de igrejas cristãs, panfletos etc. desde que observado o seguinte:
  • deve ser dado crédito ao site;
  • deve por o link por extenso sobre imagens do tipo tela cheia, num lugar notável, e o texto (c) FreeFoto.com no campo alt do código HTML (no caso de usar a imagem na internet);
  • não usar as imagens do Free Foto para criar seu próprio website do tipo galeria de fotos.
Para navegar melhor pelos sites, como sempre recomendamos, caso não tenha muita habilidade com a língua inglesa, usar o Google Tradutor.
 
 
Etiquetas:
Banco, repositório, de imagens, fotos, fotografias gratuitas, de uso livre
Banco de imágenes, fotografías, de uso libre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails