sexta-feira, 26 de julho de 2024

Almanaque do Mobilizador Missionário: 1100 páginas de recursos para promover missões, em e-book GRATUITO



Espero que o título deste livro não tenha lhe assustado, meu irmão, minha irmã. Se você não é diretamente ou mesmo perifericamente engajado, ligado ou interessado na obra missionária, pode concluir que este é um livro de nicho, um livro para especialistas. De maneira nenhuma. Este é um livro para todo cristão. Pois missões é trabalho para todos, sem exceção; é o motivo de todos aqui ainda estarmos, coração e motor do que chamamos de igreja.

Todo cristão está sob a ordem e de posse do mandato de ir – comunicar a boa nova a todos quanto possa. Mas, na prática, demandas da vida e desígnios de Deus estabelecem que nem todos cheguem a ir – no sentido verdadeiramente missionário do termo, que é ultrapassar fronteiras geográficas e/ou culturais em direção aos que pouco ou nada sabem de Cristo.

Ainda que nem todo cristão possa ser aquele que especificamente vai, todo cristão – e aqui não há escapatória – precisa ser um incentivador de que se vá, de quem vá, de que se envie e sustente alguém. Logo, todo cristão precisa ser inescapavelmente um mobilizador, um promotor de missões.

Ao longo dos anos, temos publicado livros gratuitos, tais como: Teatro Missionário; Poesia Missionária (3 volumes); Hinário Hinos Missionários; Dinâmicas Missionárias; Sermões Missionários; Ilustrações Missionárias e até Citações Missionárias (ufa!). Tais livros, seus títulos não negam, possuem como tema a missão cristã.

Assim, de que trata então o presente livro? Seria um apanhado do melhor de cada uma das coletâneas anteriores? Não, não é este o caso, amigo leitor. Temos aqui apenas MATERIAIS INÉDITOS, inéditos no sentido de não terem entrado nos volumes citados; assim, disponibilizamos à igreja ainda mais dinâmicas, representações teatrais, poemas, ilustrações e esboços de sermão. Gêneros que por si só dariam para compor novas obras individuais, mas que achamos por bem reunir num único volume. Um compêndio, um manual, um almanaque.

Usufrua desta obra com sabedoria, adapte os recursos às suas necessidades – e compartilhe-a com quantos cristãos você puder.

Que as manhãs, o transcurso dos dias e as noites encontrem em seus lábios e em suas ações a palavra Maranata (vem, Senhor Jesus!), e que, doando-se de todas as formas por cumprir a Grande Comissão, você possa ver a obra concluída e tal palavra se cumprir, no retorno do Rei.

Sammis Reachers, editor

PARA BAIXAR SEU EXEMPLAR PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.

PARA BAIXAR PELO GOOGLE LIVROS (PLAYSTORE), CLIQUE AQUI.

Disponível também em:


Etiquetas:
recursos para evangelismo



terça-feira, 23 de julho de 2024

Coleções de imagens da universidade de Wageningen




A universidade de Wageningen, na Holanda/Países Baixos, tem coleções de imagens interessantes em seu acervo on-line, com variadas temáticas:
  • nematoides;
  • insetos na ciência;
  • campus da universidade;
  • arte no campus da universidade;
  • fotografias aéreas da história de libertação dos Países Baixos;
  • engenharia agrícola;
  • caricaturas de autoria de Louis Raemaekers;
  • desenhos e pinturas de frutos;
  • modelos anatômicos;
  • mulheres & ciências agrícolas na universidade de Wageningen;
  • fotos de experimentos de crescimento de plantas em simulações de solos de Marte e luas/satélites;
  • mar e vida marinha;
  • imagens usadas para educação sobre laticínios entre 1918 a 1948;
  • armazenamento e empacotamento de alimentos e frutas;
  • sistemas de raízes de plantas;
  • desenhos detalhados de pólen e esporos de samambaias e outras plantas nas Índias Orientais Holandesas;
  • nematoides de vida livre e crustáceos decápodes;
  • mapas e atlas antigos (a maioria holandeses/dos Países Baixos);
  • mapas Alterra (mapas retratando fenômenos naturais em áreas rurais da Holanda, contendo dados sobre ciência do solo, geomorfologia, águas subterrâneas, paisagem, vegetação, flora e fauna, arqueologia e história cultural);
  • desenhos e pinturas de botânica;
  • fitopatologia e entomologia;
  • ilustrações de tulipas;
  • ilustrações sobre socioeconomia;
  • árvores e paisagens urbanas;
  • infográficos;
  • pesquisa aplicada em aráveis e vegetais.


Imagens da coleção Insetos na Ciência


Ao entrar na página de cada coleção, observe o quadro Copyrights and credits (Direitos autorais e créditos), pois é lá que está discriminada a licença de uso para as imagens de cada parte do acervo. Há imagens liberadas segundo licenças Creative Commons e há imagens cujos direitos autorais estão com seus autores. Neste último caso, você deverá entrar em contato com eles para obter permissão de uso. Há imagens cujo permissão é apenas o uso pessoal. Há ainda coleções cujas imagens não podem ser baixadas. Acesse também a página Copyrights and licenses para saber sobre os direitos de uso do material das coleções.

O site e suas subpáginas pode(m) aparecer em inglês ou holandês. Acesse via Google Chrome para traduzir tudo para o português num instante.


Etiquetas:
imagens, fotos, desenhos, ilustrações científicos/científicas



quarta-feira, 17 de julho de 2024

Shotzio - editor de capturas de tela




Shotzio é mais uma ferramenta para editar capturas de tela (screenshots, prints de tela) assim como Shots.so e Moiful.

O diferencial de Shotzio é que ela permite fazer anotações sobre a imagem: circunferências, círculos, quadrados, linhas, linha desenhada à mão, texto e emojis, podendo ainda editar a cor desses elementos adicionados (com exceção dos emojis).

Além do diferencial citado acima, Shotzio tem os recursos:
  • escolha do aspecto da imagem que será gerada: 16:9 ou 9:16;
  • edição da imagem de fundo (background);
  • escolha do tamanho da imagem capturada dentro da imagem final;
  • edição do nível de arredondamento da borda da imagem capturada;
  • escolha de sombra (e de sua intensidade) ao redor da imagem capturada;
  • definição da posição da imagem capturada dentro da imagem final;

Observação importante: para ver todas os recursos de edição da ferramenta, posicione o ponteiro do mouse sobre a barra de ferramentas à direita da tela e use a rodinha do mouse para rolar essa barra.

A imagem final terá uma marca d'água mencionando o site, e não é possível removê-la na versão gratuita de Shotzio.

Ao final, a imagem produzida pode ser exportada/salva nos formatos WEBP, JPG e PNG. A versão gratuita não dá acesso a um download de imagens de alta definição. Portanto, não é recomendável usar as imagens editadas em tamanho grande numa página da internet, por exemplo. Melhor é usar em tamanho pequeno como no exemplo da imagem que produzimos, abaixo.


Captura de tela editada no Shotzio.
CLIQUE PARA ampliar


Shotzio não tem recurso para pôr a imagem da captura de tela em perspectiva. O efeito de perspectiva que você vê na imagem acima foi editado na ferramenta Limus. Só depois, a imagem foi carregada para o Shotzio.


Etiquetas:
design | webdesign | editor on-line/online de screenshots, capturas de tela, printscreen



quinta-feira, 11 de julho de 2024

Mais IAs para gerar músicas


Imagem gerada por IA (acervo de Lexica - https://lexica.art)
Imagem gerada por IA (acervo de Lexica)


Recentemente falamos aqui de Suno, uma ferramenta de inteligência artificial que gera músicas. Ela, porém, não é a única disponível na internet. Existem também outras que têm feito sucesso: Soundful, Udio e Sounauto, por exemplo. E qual delas escolher, então? A seguir estão 3 vídeos que tratam das 4 IAs aqui citadas, quer seja fazendo testes comparativos entre elas, quer seja fazendo testes individuais. 

Lembrando que todas elas têm opção de acesso gratuito. E a Soundful, por exemplo, disponibiliza interface em português e espanhol.

Um teste e análise da Sonauto:




Abaixo, uma comparação entre Soundful, Udio e Suno. Não deixe de ler a descrição do vídeo lá no YouTube, pois nela o autor faz um resumo sobre cada IA e apresenta considerações sobre a qualidade de cada uma.




Um teste da Udio:





Etiquetas:
gerador gratuito/grátis de canções por meio de inteligência artificial



sábado, 6 de julho de 2024

AMPLITUDE, Revista Cristã de Literatura e Artes, chega a seu quarto número. Baixe a sua!

 


Foi em julho de 2019. Há cinco anos saia o terceiro e idealizado-para-ser o último número de Amplitude. E da terceira para a segunda edição, o lapso fora já de três anos. Como um editor pode explicar uma periodicidade assim? Ajude-me, amigo leitor!

Cara de pau por cara de pau, deixe-me replicar um trecho de minhas desculpas pelo enorme hiato entre a segunda e a terceira edição, citando a mim mesmo:
 
Neste tempo, pude dedicar-me, além dos compromissos acadêmicos, à edição de diversos livros e recursos em serviço da igreja e da Literatura, e à manutenção religiosa dos blogs de serviço.
 
Sim, nestes anos todos não cessamos de produzir livros e recursos, tanto enquanto autor, quanto como organizador e editor (dê uma olhada em nossa biblioteca de recursos gratuitos, AQUI). Mas nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. E a verdade é que editar uma revista — ainda mais uma com as propostas de Amplitude — é trabalheira de assustar até a um editor já meio calejado. Por isso, seu irregular avanço e eventual queda — queda não, tropeço — para o prático, embora doloroso, abandono.

No entanto, compreendemos por fim que Amplitude precisava viver. Mas as dificuldades permaneciam as mesmas; assim, como recolocá-la em sua jornada? A solução encontrada foi retomar as atividades entregando ao leitor uma revista mais enxuta, embora mantendo boa parte das seções que ditaram o estilo da publicação. Opa, na verdade, criamos até novas seções, como a de Games ou a Pharmacia.

Com a retomada, inauguramos também a chamada para publicação, abrindo espaço para que autores submetam suas obras para a seleção e eventual veiculação na revista.

Amplitude é uma revista de posição e cosmovisão declaradamente protestante; entretanto, somos amplos em nossa irmanação criativa com nossos co-navegantes do mistério do Deus de Abraão, Isaque e Jacó: Cristãos de todas as vertentes podem ser lidos em Amplitude. Nesta edição, temos poesia e contos, crônicas e artigos, quadrinhos, resenhas de livros e até de games para refrigerar nossas almas.

O trabalho de Amplitude é fruto e consequência de um esforço de divulgação e promoção literárias iniciado no já longínquo ano de 2006, com o blog Poesia Evangélica. Até hoje, o blog já publicou em torno de 700 autores, desde iniciantes a grandes nomes do protestantismo brasileiro e mundial — alguns, de quem você jamais imaginaria terem escrito poemas. E o blog segue a todo vapor, com postagens a cada dez dias, em média. Não deixe de visitá-lo: www.poesiaevanglica.blogspot.com.

No mais, tenha uma boa leitura, e compartilhe esta revista com quantos você puder.

      Sammis Reachers, editor


PARA BAIXAR SEU EXEMPLAR PELO GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.

A revista também está disponível em:
 

Etiquetas:
e-magazine, revista eletrônica cristã | poesia cristã | poemas cristãos



segunda-feira, 1 de julho de 2024

Como otimizar vídeos para pesquisa no YouTube




Este longo artigo do HubSpot é um verdadeiro tutorial sobre como realizar a SEO (search engine optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca) para seus vídeos no YouTube.

O artigo está dividido nas seguintes seções:
  • Como seus vídeos são classificados no YouTube?
  • Estratégia de classificação do YouTube
  • Dicas de SEO para YouTube
  • Lista de verificação de SEO do YouTube
  • Ferramentas de SEO do YouTube

O 'tutorial' conta ainda com vídeos vídeos. E, na última seção, são dadas dicas de app e serviços online para ajudar você na tarefa de SEO. Uma das ferramentas citadas é o Canva.

Todo o artigo está em inglês, mas acessando-o via Google Chrome, por exemplo, é possível traduzir tudo ao português num instante. No caso dos vídeos, é só ativar as legendas e, depois, ativar a tradução delas.


Etiquetas:
como aumentar a audiência de seus vídeos no YouTube



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails