segunda-feira, 3 de maio de 2010

A arte satírica de AZRainman

 
Navegando no Flickr achei, por acaso, a galeria de imagens de AZRainman, um americano que com o uso do Photoshop produz montagens fotográficas parodiando, na maioria das vezes, fatos políticos e eventos mundiais. Veja abaixo exemplos bem interessantes de sua arte.
 
 
Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.
AZRainman - Mahmoud Ahmadinejad AZRainman - Obama Putin AZRainman - King Gore of Carbon

O míssil Mahmud Ahmadinejad

Face dualista Putin-Obama

Al Gore, o Rei do Carbono

 
 
Mais alguns exemplos de montagens:
 
 
Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.
AZRainman - Earth Egg AZRainman - Obamatar AZRainman - Mr Bean

O aquecimento global

Avatar versão Obama

Mr. Bean, o porco

 
 
Pelo tom de sátira e paródia de seu trabalho, as imagens do AZRainman podem ser enquadradas como charges.
 
As montagens são ideais para ilustrar posts que falem de temas polêmicos e atuais relacionados à realidade mundial. Quer algo mais bem contextualizado e atual que a montagem lá em cima envolvendo o presidente do Irã, por exemplo?
 
O blog do AZRainman é o http://arizonarainman.blogspot.com. Ele também possui a galeria no Flickr de que falei acima (www.flickr.com/photos/azrainman) e outra no Picasa (http://picasaweb.google.com.br/swisspainter). A galeria do Flickr parece ser mais atualizada e ainda disponibiliza as imagens em vários tamanhos. O lugar, porém, que parece ter em primeira mão as montagens mais recentes é o blog do artista.
 
As charges de AZRainman têm seu uso regulado por uma licença Creative Commons. Alguns direitos delas são reservados; no entanto, conforme você pode ver nessa página aqui (está em português), é permitido copiar, distribuir, exibir, executar a obra e até criar outra obra derivada a partir da mesma. Basta você dar crédito ao autor e mencionar que  a obra segue os preceitos da licença Creative Commons. Coloque um link para a página da licença junto ao texto que você usar para citar a fonte, OK?
 
 
Etiquetas:
Fotomontagem, caricatura, crítica política, sarcasmo, humor
Imágene, fotomontaje, parodia, imitación burlesca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails