sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Sobre o Grafite ou Graffiti



graffiti

Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade, porém com autorização do proprietário.

Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, [1] mais especificamente, da street art ou arte urbana – em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. [2]

Normalmente distingue-se o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, quase sempre considerada como contravenção. No entanto, muitos grafiteiros respeitáveis, como Osgemeos, autores de importantes trabalhos em várias paredes do mundo – aí incluída a grande fachada da Tate Modern de Londres[3] – admitem ter um passado de pichadores.

A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop, e a variados graus de transgressão.

Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.[4] Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.

Termos e gírias:
  • Writer – Escritor de Graffiti.
  • Tag – Nome/Pseudónimo do artista.
  • Hall of Fame – Trabalho geralmente legal, mural mais trabalhado onde normalmente pinta mais do que um artista na mesma obra, explorando as técnicas mais evoluídas.
  • Bombing – Graffiti rápido, associado à ilegalidade, com letras mais simples e eficazes.
  • Throw-up – Estilo situado entre o “tag”/assinatura de rua e o bombing. Letras rápidas normalmente sem preenchimento de cor (apenas contorno).
  • Roof-top – Graffiti aplicado em telhados, outdoors ou outras superfícies elevadas. Um estilo associado ao risco e ao difícil acesso mas que é uma das vertentes mais respeitáveis entre os writers.
  • Wild Style – Estilo de letras quase ilegível. Um dos primeiros estilos a ser utilizado no surgimento do graffiti.
  • 3D – Estilo tridimensional, baseado num trabalho de brilho / sombra das letras.
  • Bubble Style – Estilo de letras arredondadas, mais simples e “primárias”, mas que é ainda hoje um dos estilos mais presentes no graffiti.
  • Characters – Retratos, caricaturas, bonecos pintados a graffiti.
  • Train – Denominação de um comboio pintado.
  • Whole Train – Carruagem ou carruagens inteiramente pintadas, de uma ponta à outra e de cima a baixo.
  • End to end – Carruagem ou comboio pintado de uma extremidade à outra, sem atingir a parte superior do mesmo (por ex. as janelas e parte superior do comboio não são pintadas).
  • Top to bottom” – Carruagem ou carruagens pintadas de cima a baixo, sem chegar no entanto às extremidades horizontais.
  • Backjump – Comboio pintado em circulação, enquanto está parado durante o percurso (numa estação por exemplo).
  • Cap – Cápsula aplicável ás latas para a pulverização do spray. Existem variados caps, que variam consoante a pressão, originando um traço mais suave ou mais grosso (ex: Skinny”, “Fat”, “NY Fat Cap”, etc).
  • Crew – “Equipa”, grupo de amigos que habitualmente pintam juntos e que representam todos o mesmo nome. É regra geral os writers assinarem o seu tag e respectiva crew (normalmente sigla com 3 ou 4 letras) em cada obra.
  • Cross – Pintar um graffiti por cima de um trabalho de um outro writer.
  • Fill-in – Preenchimento (simples ou elaborado) do interior das letras de um graffiti.
  • Highline – Contorno geral de toda o graffiti, posterior ao outline.
  • Outline – Contorno das letras cuja cor é aplicada igualmente ao volume das mesmas, dando uma noção de tridimensionalidade.
  • Degradé – Passagem de uma cor para a outra sem um corte directo. Por exemplo uma graduação de diferentes tons da mesma cor.
  • Kings – Writer que adquiriu respeito e admiração dentro da comunidade do graffiti. Um estatuto que todos procuram e que está inevitavelmente ligado à qualidade, postura e anos de experiência.
  • Toy – O oposto de King. Writer inexperiente, no começo ou que não consegue atingir um nível de qualidade e respeito dentro da comunidade.
  • Bite – Cópia, influência directa de um estilo de outro writer.
  • Spot – Denominação dada ao lugar onde é feito um graffiti.
  • Asdolfinho – Novo estilo de graffiti desenvolvido por americanos, no qual é visado a pintura animal.
  • Hollow – Graffiti ou Bomb que não tem fill (preenchimento) algum e, geralmente, é ilegal

Mais informações sobre o Grafite:

■ Visite o site Gospel Graffiti - www.gospelgraffiti.com

■ Leia AQUI uma entrevista com a renomada grafiteira Nina Pandolfo (evangélica).

■ Leia o texto A Arte do Desapego, sobre o grafite, publicado no site do Solomon, clicando aqui.

■ Gospel Graffiti Crew (grupo no Flickr): www.flickr.com/groups/631492@N21

■ Matéria na ISTO É sobre grafite e muralismo em SP: Clique Aqui.

■ Graffiti Gospel (fotoblog): http://neridecor.fotoblog.uol.com.br


Algumas imagens de grafites cristãos:

http://www.blogandogospel.com/wp-content/uploads/2009/11/gospel-graffiti-13.jpg


http://www.blogandogospel.com/wp-content/uploads/2009/11/gospel-graffiti-3.jpg


http://www.blogandogospel.com/wp-content/uploads/2009/11/gospel-graffiti-15.jpg


http://www.blogandogospel.com/wp-content/uploads/2009/11/gospel-graffiti-10.jpg





Etiquetas:
Arte urbano

4 comentários:

  1. Mano...Estou adimirado com as imagens!!!Sério mesmo, Eu estou querendo fazer um blog sobre Grafites,e quando achei o seu site achei o que eu queria.Bom..eu queria publicar o seu trabalho no meu Blog. Se sim então me adiciona: ramoneslucas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucas, você pode republicar o material à vontade, mas não deixe de citar a fonte.

    Deus lhe abençoe meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. acho que apalavra´´ grafiti´´ mudou o geito da pessoas ver o desenho de outra forma eles sempre passa uma mensagen

    ResponderExcluir
  4. grafite hoje e consderado ARTE de protesto(ou arte de rua)e o grafite e siplismente uma forma de manifestacão CONTEMPORANEA

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails