segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Crestock

 
Olá, pessoal, audiência do Imagens Cristãs! Eu sou JT Ollemhebb, e este é meu primeiro post aqui no blog.
 
Trago até vocês a dica do website Crestock (www.crestock.com), mais um entre os inúmeros sites repositórios de fotos e gráficos vetoriais que você pode achar na web. Em inglês, as imagens armazenadas e oferecidas por esses sites são conhecidas por stock images (quando se referem a qualquer tipo de imagem), stock photos (no caso de fotos) ou stock vectors (no caso de gráficos vetoriais).
 
Crestock
Página inicial do Crestock.
 
O Crestock tradicionalmente armazena imagens de fotógrafos, designers etc., e permite a utilização das mesmas mediante pagamento, isto é, a compra delas. O site, entretanto, disponibiliza diariamente uma imagem para você baixar sem pagar nada. Isso mesmo, de graça! A maioria das vezes é uma foto no formato JPG de alta qualidade (tanto é que os arquivos podem chegar a ter 9 MB), e outras vezes são arquivos vetoriais no formato EPS que vêm zipados.
 
Para baixar essas preciosidades basta que você se cadastre no Crestock, e isso é algo simples, como descrevo a seguir. Estando na página principal, clique no botão My Account que está na barra superior do site. Na próxima página, clique no botão OPEN A FREE ACCOUNT. Preencha o campo Username com um nome de usuário que você deseje, os campos com a palavra password, com a senha de acesso e os campos first name e last name com, respectivamente, seu primeiro e último nomes. E-mail é email, é claro. Em Country informe o país, e em How did you hear about us? (Como você ouviu falar de nós?) escolha a opção Blog. Desmarque a caixa Stay in touch caso você não queira receber emails do site te comunicando novidades e dicas, e  não se esqueça de marcar a caixa I have read and accepted Crestock's Terms of use (Eu li e aceitei os Termos de Uso do Crestock - teoricamente você deveria lê-los e concordar com todos eles antes de marcar a caixa; saiba, porém, que vais encontrar tudo em inglês). Logo depois você receberá um email do Crestock, mas ele conterá apenas seus dados de log in (nome de usuário e senha).
 
Crestock◄ Cadastro feito, é hora de baixar a imagem gratuita do dia. Acesse a página inicial site e, caso não esteja logado, clique no botão Log in lá no cabeçalho da página. Na próxima tela, preencha os campos Username e Password, marque a caixa Remember me se você não quiser ter de fazer log in toda as vezes que acessar o Crestock. Depois disso, clique no botão LOGIN. Você vai chegar a sua página de perfil e configurações. Muito bem. Agora volte à página inicial clicando no logotipo do site (está lá em cima com o nome Crestock, é claro) e depois clique sobre a imagem gratuita do dia (próxima à frase Get Your Daily Free Image). Na tela seguinte você deve marcar a caixa I have read and accept the terms of the content license agreement (Eu li e aceito os termos do Termo de Aceitação de Licença de Conteúdo), que está logo abaixo da figura, e depois clicar no botão DOWNLOAD TODAY’S FREE IMAGE.
 
Para catalogar as imagens baixadas do Crestock você pode usar um dos textos que aparecem nos campos Image title e Description ao lado da amostra da imagem gratuita. Você também pode salvar logo o nome do autor da imagem que aparece no campo Contributor. Eu prefiro salvar o número da imagem, aquele número que está no campo Image ID, pois com ele eu posso, usando o campo Search images, localizar a imagem no acervo do Crestock, seus vários dados de catalogação e o nome do autor.
 
As imagens oferecidas gratuitamente pelo Crestock podem ser usadas nos posts de seu blog ou em seu website. Elas podem ser impressas, usadas eletronicamente para exibição na tela do PC e, citando uma das cláusulas dos Termos de Uso do site (o Content Licence Agreement), podem ser usadas para propósitos gráficos e de design; não podem ser multiplicadas como peças independentes de arte fotográfica ou em itens para revenda, tais como cartões postais, pôsteres, camisetas, mouse pads (ou mats), canecas e similares. Se você ainda tem dúvidas quanto a algo dito neste parágrafo, leia os Termos de Uso do Crestock (estão em inglês).
 
E se seu blog é Wordpress, o Crestock oferece ainda um plug in que lhe permite inserir imagens gratuitas em suas postagens. Conheça-o no site Freebie Images (www.freebieimages.com).
 
Ao publicar imagens no seu blog/website,
não se esqueça de mencionar o autor e a fonte delas, OK?
 
Ah! Já ia esquecendo de dizer que o Crestock tem um blog. Nele o pessoal divulga notícias e dicas do mundo do design, fotografia, Photoshop etc.. Também chegam a publicar, de vez em quando, uns posts com papéis de parede espetaculares, como, por exemplo, estes dois: 15 Amazing Free, High Resolution Wallpaper Images e Another 17 Fantastic Free Wallpaper Images.
 
Há ainda outros sites semelhantes ao Crestock que indicaremos aos leitores, sites que você pode visitar periodicamente (diariamente, semanalmente etc.) para obter boas imagens de forma gratuita. O Crestock já figura numa área da barra lateral do blog que lista sites assim – procure a seção Para visitar periodicamente. E aguarde as próximas dicas de sites!
 
 
Etiquetas:
Banco de imagens
Imágenes para Wordpress, banco de imágenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails