quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Repositório virtual disponibiliza 75 mil arquivos em domínio público


A Pond5, site que comercializa imagens, áudios e vídeos, colocou no ar um projeto que deixa à disposição ao menos 75 mil arquivos sob domínio público. A seleção representa menos de 1% do acervo, mas conta com pérolas da história audiovisual do mundo, como trechos do filme Viagem à Lua (1902), de George Meliés; imagens das Grandes Guerras e discursos de personalidades como Winston Churchill e John Kennedy.

Segundo a empresa, a coleção tem 5 mil vídeos inéditos, digitalizados pela Biblioteca Nacional de Washington D.C. (loc.com). "Por muitos anos, todo esse conteúdo incrível de domínio público esteve trancado e inacessível ao produtor de conteúdo", disse o cofundador do Pond5, Tom Bennett.

A Pond5 é lider no segmento de banco de vídeos (com 3,3 milhões) e tem como concorrentes os sites Shutterstock (com 2,4 milhões de vídeos), Getty Images (1,7 milhões) e Videohive (127 mil). Além deles, há iniciativas de bancos de imagens e vídeos em domínio público ou licença livre (Creative Commons) como o Archive.org, Wikimedia Commons e sob o projeto The Commons, do Flickr.

O acervo livre do Pond5 pode ser acessado em http://pond5.com/pt/free  

Via http://brasilemfolhas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails