segunda-feira, 28 de abril de 2014

5 sites que lhe enviam fotos gratuitas de alta resolução para seu email

 
Um problema que acomete frequentemente blogueiros, webdesigners, artistas gráficos, pessoas que publicam em mídias sociais, enfim, todos aqueles que usam imagens na web e em meios digitais é conseguir encontrar boas fotos nos bancos de imagens (as conhecidas stock photos, como são chamadas em inglês) sem ter de recorrer àquelas imagens premium, as quais são de melhor qualidade e mais próximas daquilo que desejamos, porém pagas.
 
Para nossa sorte tem surgido atualmente na internet alguns projetos que tentam contornar esse inconveniente oferendo boas fotografias de forma gratuita e, ainda por cima, sem muito trabalho, uma vez que, através de uma simples inscrição/assinatura do interessado via email, passam a lhe enviar imagens periodicamente para sua caixa de correio eletrônico. A seguir, são apresentados 5 desses projetos.
 
 
 
 
 
 
As fotos (com resolução de cerca de 5000 pixels) lhe são enviadas mensalmente, e cada pacote costuma ter um tema específico. Já na momento da inscrição, após digitar seu email, eles te oferecem o download de um pacote de fotos.
 
Quanto aos termos de uso das imagens, elas são livres de royalties, podendo ser livremente distribuídas e reproduzidas, adicionadas a coleções e adaptadas (modificadas). Veja mais detalhes lendo a licença do usuário final clicando no link View our license here na página inicial do site.
 
 
 
 
 
 
Receba 10 fotos (com mais de 4000 pixels de resolução) a cada 10 dias ou navegue pelo arquivo do que já foi publicado. Os pacotes não têm tema específico, e as imagens vêm de vários lugares ao redor do mundo.
 
Você pode fazer o que quiser com as fotografias, pois seu uso é regulado, se é que se pode falar assim, por uma licença Creative Commons de Domínio Público. Você também pode enviar suas próprias fotografias para o site.
 
 
 
 
 
 
Receba 7 fotos a cada 7 dias ou navegue pelo arquivo do que já foi publicado. Uma foto que baixei como amostra tinha quase 6000 pixels de resolução! Os pacotes não parecem ter tema específico e ficam armazenados em arquivos zipados no Dropbox.
 
É fácil achar o que se procura no site do Little Visuals em virtude das fotografias serem marcadas com etiquetas.
 
Assim como em Unsplash, as imagens são de uso livre "regulado" por uma licença Creative Commons de Domínio Público.
 
 
 
 
 
 
O site contém as fotos do artista visual Ryan McGuire. Você pode baixar as fotos direto do site ou inscrever-se para receber email avisando quando novas fotos forem publicadas.
 
Uma das fotos que baixei do site tem resolução de 6000 pixels e quase 24 MB de tamanho!!
 
As fotos de Ryan também são de domínio público.
 
 
 
 
 
 
Uma foto por dia (com resolução maior que 3000 pixels) em seu email, ou navegue no site e baixe a foto que lhe interessar, navegando até por categoria.
 
A maioria das fotografias são do criador de Picjumbo, Viktor Hanacek, mas também há imagens de outros autores.
 
Use as fotos para qualquer dos fins abaixo, mas não deixe de dar crédito a Viktor – ele aprecia muito isso e deseja até que você use licenças Creative Commons ao criar trabalhos derivados. O que se pode fazer com as imagens:
  1. uso comercial;
  2. como placeholder em templates HTML/PSD;
  3. em templates HTML/PSD que você faz para vender;
  4. em trabalhos gráficos no Photoshop;
  5. imprimir em camisetas;
  6. usar em apresentações de slides (Powerpoint);
Não é permitido redistribuir ou revender as fotos.
 
Com informações dos próprios sites e de Make Use Of.
 
 
Etiquetas:
Banco de imágenes

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Google Câmera - novo app de fotos para Android

 
 
 
 
A Google lançou recentemente um novo app de fotografia para dispositivos Android que conta com recursos interessantes os quais talvez não estejam disponíveis no app de câmera personalizado pelo fabricante de seu smartphone/tablet. São eles:
  1. possibilidade de escolha da resolução das fotos e dos vídeos capturados pela câmera traseira e frontal do aparelho. É útil, por exemplo, no smartphone Moto X, uma vez que, por usar o Android quase puro, ele não permite essa personalização, pois as fotos e vídeos só são capturados na respectiva resolução máxima de cada câmera;
  2. possibilidade de acionar a luz do flash da câmera durante as filmagens. Útil às filmagens noturnas ou em ambientes com baixa luminosidade.
  3. possibilidade de acionar, nas fotografias e filmagens, a exibição de uma grade/malha 3x3 que lhe ajuda a enquadrar o assunto;
  4. o modo Efeito Foco que lhe permite tirar foto de objetos próximos (até cerca de 1,5 m) focando somente ele – o que fará com que o fundo (o resto da imagem em volta do objeto) apareça embaçado (ou seja, desfocado) semelhante ao efeito tilt shift;
  5. a captura de fotos panorâmicas (modo Panorama) com possibilidade de usar a câmera na vertical ou na horizontal e de escolher a resolução da imagem;
  6. a captura de fotos panorâmicas esféricas (modo Photo Sphere) também com a possibilidade de usar a câmera na vertical ou na horizontal e de escolher a resolução da imagem.
No modo de câmera fotográfica comum é permitida a escolha manual do foco bastando tocar a tela no ponto desejado. O app ainda nos dá a possibilidade de escolha manual do fator exposição das fotos.
 
 
 
Etiquetas:
App, aplicativo de câmera, fotografia, da própria Google
 

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Banco de imagens do Supremo Tribunal Federal (STF)

 
 
 
 
Na seção Imprensa do site de nosso Supremo Tribunal Federal há um banco de imagens com fotos de seus juízes captadas em várias ocasiões: durante, antes e após os julgamentos, sessões, e ao dar declarações/conceder entrevistas à imprensa. Fotos das sessões e do local de realização das mesmas também podem ser encontradas lá.
 
Até o último 10 de abril havia 19125 fotografias armazenadas no acervo, e, levando-se em consideração o que falei acima, constatamos que ele cresce a cada dia.
 
Usar essa fotos para ilustrar nossos posts de blog e páginas de website quando estivermos falando de assuntos relativos aos que se faz lá no STF, sem ter de recorrer a outras fontes de confiabilidade duvidosa, é o grande valor desse banco de imagens. O site, entretanto, não apresenta termos de uso para tais fotos. Dessa forma, recomendamos que:
  1. usem-nas com discrição, sem aplicá-las em fins que visem denegrir a imagem de quem nelas se encontrar retratado, seja instituição/organização ou pessoa;
  2. dê crédito ao site e ao autor da foto (quando este se encontrar mencionado);
  3. não aplique efeitos artísticos, ou de outra natureza de edição, que venham a remover ou tornar ilegíveis ou imperceptíveis parte(s) da imagem;
  4. não faça montagens ou colagens com as fotografias.
Acredito que redimensionar seu tamanho e aplicar efeitos que apenas visem tornar a imagem mais clara, mais nítida, não deve gerar problemas para com os detentores dos direitos autorais das fotografias.
 
 
Etiquetas:
Banco de imagens, fotografias, legais da justiça brasileira, dos juízes do Supremo Tribunal Federal
Banco de imágenes, de la justicia brasileña, jueces de la Corte Suprema de Brasil, brasileña, Supremo Tribunal Federal
 

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Christian Clip Art - imagens para web design

 
 
 
 
Christian Clip Art é parte do site de estudos bíblicos do Rev. Tim. Lá há um acervo não muito grande, mas bem diversificado, de imagens GIF estáticas ou animadas para serem usadas em sua página web (blog ou site).
 
As imagens, de acordo com o Rev. Tim, são livres de royalties ou de qualquer direito que possa ser reivindicado por terceiros. Junto delas não há menção de seus autores; no entanto, como sempre, recomendamos que ao utilizá-las você dê crédito ao Christian Clip Art sempre que possível.
 
 
Lendo a Bíblia [Christian Clip Art]
Exemplo de GIF animado (Christian Cli Art.)
 
 
Etiquetas:
Gráficos cristãos, ilustrações cristãs, para web design, páginas, blogs, blogues, sites, cristãos
Gráficos GIF cristianos, ilustraciones cristianas para la web, internet, sítios, blogs
 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Apps da Sony para dispositivos de outras marcas

 
Há algum tempo atrás encontrei uma notícia aqui na net afirmando que a Sony vinha trabalhando para que seus apps produzidos para o sistema Android também fossem compatíveis com dispositivos produzidos por outras marcas. Não lembro onde vi e, ainda por cima, não guardei o link; porém, havia tomado nota dessa notícia e agora a divulgo aqui no blog como uma dica.
 
No meio desses apps há também alguns relacionados ao uso e edição de imagens!
 
Vá até o Google Play e faça uma busca pelo termo 'Sony'. Clique no botão 'Ver mais' próximo a lista de aplicativos para poder visualizar todos os resultados da busca. Observe que os apps feitos pela Sony têm as palavras Sony Corporation logo abaixo de seu nome, como você pode ver na figura abaixo.
 
 
 
 
Um exemplo dessa compatibilidade é o app “α” CLOCK for Mobile.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Recursos para animação e design

 
Uma pequena coletânea de links/dicas relacionados a animação, quadrinhos, tirinhas animadas e design:
  1. Para fazer animações e webcomics pela Internet  – dica de 6 ferramentas on line: GoAnimate, Strip Creator, Make Beliefs Comix, Comic Creator, Mainada e Pikikids. As duas última parecem não mais funcionar ou, pelo menos, estão temporariamente fora do ar;
  2. Três formas de criar gifs animados na web – fala das ferramentas MakeGIF, MakeaGIF e GIFMake;
  3. Forrst - Programadores e designers compartilhando suas experiências – uma espécie de rede social. Também está disponível para dispositivos móveis.
 
Etiquetas:
Editor de animación, animaciones, diseño, comics, historietas
 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

35 milhões de imagens de Getty Images para uso gratuito

 
 
 
O grande banco de imagens Getty Images passou a disponibilizar o uso de parte de suas imagens de forma gratuita sem que nelas (nas imagens baixadas e reproduzidas pelos usuários) apareça uma marca d'água com o símbolo de Getty, como acontecia antes. Agora é possível inserí-las em uma página da web através do recurso de embutir, ou seja, do famoso embed que já fazemos, por exemplo, com os vídeos do YouTube.
 
Para encontrar imagens que podem ser usadas da forma descrita acima basta que você faça uma busca no site e, ao ver os resultados, passe o ponteiro do mouse sobre a foto para ver se na janela que se abre há um botão com o símbolo < / >. Caso haja, clique nele, copie o código HTML que vai aparecer na próxima janela e cole-o em sua página da web. Termos em português podem ser digitados no mecanismo de busca; porém, não é garantido que retorne o mesmo número de resultados duma busca usando o termo em inglês.
 
A foto abaixo, por exemplo, foi inserida aqui usando o recurso embed.
 
 
 
As imagens disponibilizadas dessa forma podem, de acordo como o FAQ do site, ser usadas nos posts de seu blog pessoal, no seu website, em mídias sociais** (incluindo redes sociais tais como Facebook e Twitter) desde que:
  1. você não as redimensione, isto é, não mude seu tamanho;
  2. não sejam usadas com o propósito comercial de vender produtos, arrecadar dinheiro, promover ou endossar algo;
  3. não sejam usadas para fins que considerados difamatórios, pornográficos ou ilegais de alguma outra forma;
  4. não sejam usadas de forma a violar as restrições estabelecidas na página de detalhes da imagem (acessível através do botão "View licencing options" que aparece na janela citada acima);
  5. não sejam usadas fora do contexto da funcionalidade embed (incorporar/embutir).
É recomendável consultar também os Termos de Uso do Getty Images para esclarecer dúvidas e obter mais informações.
 
** Outra explicação para o que é mídia social está disponível aqui.
 
 
Etiquetas:
Banco, repositório, de imagens
Banco de imágenes
 

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Imagens cristãs do Image Bank

 
 
 
Image Bank é um banco de imagens cristãs que tem por objetivo prover imagens para adoração, louvor, eventos e conferências (palestras, discursos).
 
As fotos provém da contribuição de seus usuários, e o Image Bank também lhe estimula para que faça o mesmo, já quem seus administradores têm facilidade em aceitar contribuições (saiba mais aqui). O site trabalha para que as imagens possam ser contemporâneas e que capturem assuntos que possam servir de ilustração nas forma de uso que são alvo do trabalho do Image Bank.
 
Uma coisa boa nas imagens que possuem textos é que apesar de existir uma versão com os dizeres em inglês, frequentemente há também uma versão sem os mesmos (veja exemplo abaixo) a qual permite que o usuário depois possa inserir um texto personalizado da forma que quiser.
 
 
 
 
Você pode usar as imagens:
  • em cultos de adoração, encontros de oração, reuniões de grupos e trabalhos cristãos similares;
  • em encontros de pequenos grupos com propósito de comunhão, ensino e adoração;
  • em blogs pessoais, sites de igrejas ou de organizações cristãs desde que seja utilizado o recurso de embutir por meio de código HTML (o código aparece logo abaixo da imagem) e que não seja cobrado o acesso a essas imagens ou à sua redistribuição (através de qualquer meio);
  • de qualquer outra forma previamente autorizada por escrito pelo Image Bank (contate a administração do site).
Você pode ainda alterar, cortar, manipular e criar trabalhos derivados uma vez que respeite os usos permitidos descritos acima. Seus direitos são perpétuos e valem em qualquer lugar mundo afora. Uma lista de alterações que podem ser feitas às imagens usadas online através do uso de classes CSS e IDs está nesta página aqui.
 
Não é permitido sublicenciar, vender ou transferir os direitos descritos nos Termos de Uso. Também não é permitido o uso para fins difamatórios, pornográficos ou outros ilegais (leia os termos de uso para mais detalhes).
 
 
Etiquetas:
Banco de imágenes cristianas para la enseñanza y adoración

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails