segunda-feira, 31 de março de 2014

10 milhões de fotos da revista LIFE

 
 
 
A revista LIFE existiu entre 1883 e 2000 (sendo adquirida pelo fundador da revista TIME em 1936), o que lhe permitiu constituir um grande acervo de fotografias que hoje fazem parte da história da humanidade por abranger uma grande gama de assuntos. Agora, graças a uma parceria entre a TIME e a Google, cerca de 10 milhões dessas imagens, muitas consideradas icônicas, podem ser baixadas para uso pessoal e não comercial.
 
As fotos estão divididas em 5 principais categorias: pessoas (personalidades), lugares, eventos, esportes e cultura, contando ainda com subcategorias (nomes específicos de esportes, pessoas, por exemplo). Também é possível acessar as fotos por um índice de décadas.
 
 
Martin Luther King Jr. - Francis Miller, 1963 – Arquivo de Fotos Google LIFE [http://images.google.com/hosted/life]
Martin Luther King Jr. no Lincoln Memorial acenando para a multidão durante a Marcha em Washington por Trabalhos e Liberdade (Francis Miller, 1963, em Arquivo de Fotos Google LIFE).
 
 
Apesar da LIFE ter sido fundada em 1883, o acervo contém imagens produzidas a partir de 1750, muitas inéditas e vindas de arquivos empoeirados, negativos antigos, slides, gravuras, placas de vidro e de pinturas. Nele podem ser encontrados trabalhos de grandes nomes da fotografia, como, por exemplo, Alfred Eisenstaedt, Margaret Bourke-White, Gordon Parks e W. Eugene Smith.
 
A página específica do buscador Google que dá acesso a esse imenso acervo é http://images.google.com/hosted/life. Há ainda um site mantido pela TIME (http://life.time.com) onde parece haver também imagens desse acervo; entretanto, não temos certeza se são a mesma coisa. No site da TIME as fotos são acompanhadas por uma descrição e comentários mais extensos do que na página do Google e há uma seção com termos de uso os quais limitam a utilização delas apenas ao uso pessoal (se bem que o site não explica o que vem a ser isso).
 
O Google dá uma dica. Adicione "source:life" a qualquer busca por imagens no Google para pesquisar apenas no arquivo de fotos da LIFE (exemplo: computer source:life).
 
 
 
Etiquetas:
Fotos, fotografias, banco de imagens, históricas
Fotografías, banco de imágenes, históricas
 

sábado, 22 de março de 2014

Quadrinhos cristãos em espanhol




No blog Mangas y Comics Cristianos você encontra dicas e links de vários materiais gráficos no estilo quadrinhos, mangá, livros ilustrados e animações que tratam de histórias da bíblia ou de cunho cristão. Seu autor, Alexis "El Broder" Rodríguez, mantem ainda o website Mangas Cristianos, que também veicula algumas das coisas que você acha no blog. O site, entretanto, conta ainda com uma seção em português.

No website há uma seção de download gratuito com vários tipos de materiais (livros, folhetos, quadrinhos, mangás, animações, guias e revistas). Antes de baixar, é necessário observar, porém, se todo o material é realmente adequado à livre distribuição, pois não está claro lá se os respectivos autores autorizam tal tipo de distribuição.


Etiquetas:
Imagens cristãs para evangelismo, evangelizar, evangelização
Imágenes cristianas, mangas, comics, historietas cristianas para evangelismo, evangelizar



quinta-feira, 20 de março de 2014

Guedart - artes gráficas cristãs

 
 
 
Guedart, que significa Guerreiros das Artes, como está posto em seu próprio blog, é um ministério da Mocidade Lagoinha cujo propósito é levar a Palavra de Deus através das artes gráficas, isto é, de charges, tiras, HQs (quadrinhos), ilustrações etc. Cartunistas, desenhistas, ilustradores produzem e assinam vários trabalhos e os compartilham através do blog (http://guedart.wordpress.com) e da página de fãs no Facebook (www.facebook.com/guedart).
 
 
Xô, preguiça (Rafael Guimarães em guedart.wordpress.com)
Xô, preguiça - exemplar das tirinhas Eu sepulto meus pecados (que tem a hashtag #EuSepultoMeusPecados) de autoria de Rafael Guimarães (Guedart).
 
 
Intercessão - ilustração da série Avulsas (Arthur Phillip em guedart.wordpress.com)
Intercessão - ilustração da série Avulsas (Arthur Phillip em Guedart)
 
 
De acordo com o Richarde Guerra, pastor responsável pelo ministério, é permitido copiar e distribuir o material livremente, bem como reproduzí-los em blogs, websites, redes sociais, trabalhos impressos (revistas, boletins de igreja, pôsteres etc.) desde que seja citada a autoria e a fonte, com links para o blog e/ou Facebook deles caso seja necessário. Alguns das imagens já vem com o endereço no Facebook mencionado num dos cantos (veja a imagem acima, por exemplo). Uso com fins comerciais não é permitido.
 
 
Etiquetas:
Evangelismo, artes gráficas cristãs
Comics, historietas, ilustración, ilustraciones cristianas, arte grafico cristiano, imágenes cristianas
 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Produza miniaturas tilt-shift

 
 
 
TiltShiftMaker é um site onde você pode aplicar o efeito tilt-shift em suas fotos sem a necessidade de usar lentes especiais em sua câmera ou de seguir tutoriais de programas de edição de imagens para obter miniaturas tilt-shift.
 
Mas… o que é tilt-shift? É o que você pode estar se perguntando, hum? O próprio site explica. Tilt-shift é uma técnica fotográfica que usa lentes especiais para obter a miniatura tilt-shift que, por sua vez, é uma foto de uma cena real mas que aparenta ser de um modelo em escala de miniatura. A técnica tem fãs que chegam a criar grupos no Flickr para expor seus trabalhos.
 
Em TiltShiftMaker, o efeito é obtido em 3 passos simples:
  1. escolher uma foto da web (indicando o link onde ela está hospedada) ou carregar uma foto a partir de seu PC (de até 8000x8000 pixels e 20 MB de tamanho);
  2. selecionar a área do foco;
  3. aguardar o site lhe entregar sua miniatura tilt-shift!
O site ainda conta com o Bokeh Boost, uma ferramenta que aplica efeitos Bokeh com o intuito de acentuar os pontos mais luminosos da foto, uma vez que o tilt-shift pode gerar áreas desfocadas mais embaçadas do que deveriam.
 
 
Abaixo um exemplo de foto hospedada na galeria do site mostrando o efeito.
 
 
Foto de Patrick Buechner (Derringdos) em Flickr.
 
 
Fazendo buscas pelo termo tilt-shift na Google Play Store ou no iTunes/App Store você encontra apps para dispositivos móveis que trabalham com esse efeito.
 
 
Etiquetas:
Ilusão de ótica, óptica
Efecto, ilusión, diorama, ilusión óptica
 
 

quinta-feira, 13 de março de 2014

Isaac & Charles - tirinhas sobre naturalismo e teísmo

 
 
 
Isaac & Charles é uma tirinha criada por Joêzer Mendonça e Michelson Borges (este último o criador e mantenedor do blog Criacionismo) e que explora, inclusive com um pouco de humor, o enfrentamento de ideias: naturalismo x teísmo. Esse "combate" é representado em diálogos fictícios entre dois nomes bem conhecidos da ciência: Isaac Newton, físico, matemático e cristão, e Charles Darwin, naturalista agnóstico que pode ser considerado o pai da teoria da evolução.
 
Temas correlatos, como, por exemplo, teoria do design inteligente, evolucionismo/evolução e a (falsa) contradição entre ciência e religião figuram nos diálogos que aparecem nas tirinhas Isaac & Charles.
 
 
Isaac & Charles_Sinal inteligente
Clique na imagem para acessar a original.
(Michelson Borges em Isaac & Charles)
 
 
Em relação aos termos de uso, de acordo com o Michelson, é permitido copiá-las e distribuí-las livremente, reproduzí-las em blogs, websites, redes sociais e trabalhos impressos (revistas, boletins de igreja, pôsteres etc.) desde que seja citada a autoria e a fonte. O uso comercial não é permitido.
 
Conheça mais sobre as tirinhas e veja mais outras acessando…
e a página de fãs no Facebook: www.facebook.com/isaacecharles
 
 
Etiquetas:
Quadrinhos, tirinhas sobre naturalismo e teísmo, evolucionismo, evolução, intelligent design, design inteligente, fé / religião x  ciência
Comics, historietas sobre teísmo y naturalismo, evolucionismo, evolución, intelligent design, diseño inteligente, fe, religión contra la ciencia
 

segunda-feira, 10 de março de 2014

Canva - editor gráfico on line

 
Página inicial de Canva.com
 
 
Canva é um aplicativo on line com vários modelos prontos para você produzir trabalhos de design gráfico bem elegantes e com toque profissional.
 
Há modelos de panfletos/folhetos, apresentações de slides, pôsteres/cartazes, gráficos para blogs, capas para Facebook, documentos A4, cartões, colagem de fotos, cartões de visita e convites. Dentro de cada uma dessas categorias há um monte de modelos nos quais só falta você inserir fotos, textos (ou alterar o texto existente), alterar imagem de fundo ou mudar cores de objetos.
 
 
Editando uma apresentação de slides em Canva.com
Editando uma apresentação de slides em Canva.com.
 
 
Há ainda bibliotecas de objetos que podem ser inseridos nos trabalhos gráficos: linhas, molduras, ornamentos, fotos (muitas gratuitas, mas também é possível pagar por outras de qualidade premium), selos (stickers), gráficos com estatísticas, setas, peças de vestuário etc. .
 
Canva ainda está em fase beta, mas, pelo que pude testar da ferramenta, com praticamente todos os recursos disponíveis para uso.
 
Abaixo um vídeo promocional mostrando pessoas utilizando a ferramenta. E nesta página aqui você encontra alguns exemplos de trabalhos já desenvolvidos usando o Canva. Tutoriais de design também são oferecidos pelo site.
 
 
 
 
O editor salva automaticamente as modificações que você for fazendo no seu trabalho, e, terminada a edição, pode salvar uma cópia no PC ou compartilhá-lo no Twitter ou Facebook.
 
 
Etiquetas:
Editor gráfico, de design, on line, ferramenta on line para design
Editor gráfico en línea, herramienta en línea para el diseño
 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails