quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Capturas de tela de websites

 
É comum vez ou outra querermos capturar uma tela, página, (tirar um screenshot) de um website para enviar a outras pessoas, postar num outro website/blog (como normalmente fazemos nos posts deste blog) ou até mesmo para guardar de recordação (eu mesmo faço isso com alguns sites de notícias). Para nos ajudar com essa tarefa existem ferramentas on line as quais fazem mais que a tecla PrintScreen dos nossos teclados. Aqui via uma dica com 7 delas:
  1. Snapito! – É capaz de capturar a página inteira e transformar o fundo branco em transparência, o que possivelmente nos permitirá obter arquivos de imagem menores. Há também umas opções interessantes de captura, como, por exemplo, a captura não instantânea, mas com um atraso em relação ao momento em que você dá o comando. Esta e outras funções, porém, parecem não estar funcionando, talvez porque estão migrando para o novo Snapito, já acessível em http://new.snapito.com (em beta). Esta nova versão permite escolher o tamanho da imagem gerada, o formato do arquivo e o momento da captura. Ambas as versões permitem publicação do screenshot direto no Pinterest. O site ainda oferece um botão que pode ser adicionado ao seu navegador de forma a permitir capturas e downloads instantâneos;
  2. Capture Full Page – Permite escolher o tamanho da imagem para download. Parece estar temporariamente fora de funcionamento – pelo menos por esses dias não consegui capturar nada;
  3. URL2PNG Beta – Captura a página inteira, no entanto, se ela do site for muito grande, a imagem não terá uma boa resolução;
  4. web-capture.net beta – Salva a tela num formato JPG com compactação que gera um pouco de perda de qualidade na imagem. Permite baixar um arquivo zipado da captura;
  5. Site2Pic – Captura apenas a parte visível da tela e gera uma imagem de pequeno tamanho visual, o que pode impedir a leitura de pequenos textos lá constantes. Se quiser, não precisa salvar a imagem no computador, pois o site armazena seu screenshot e fornece um link de acesso a ela.
  6. thumbalizr beta – Permite escolher entre a captura da área visível da tela e a página inteira. Também é possível, na hora de salvar o screenshot, escolher o tamanho visual da imagem gerada. Uma pena que, às vezes, o site não funciona;
  7. Shrink the Web – Captura apenas a área visível e em tamanhos pequenos (desde 75 x 56 até 320 x 200 pixels).
Outras ferramentas que auxiliam a captura de tela estão disponíveis na forma de extensões (plug ins, add ons) para navegadores ou de programas. Esse, porém, é um assunto para outro post.
 
 
Etiquetas:
Captura de pantalla de una web, un sítio
 
 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Karapuça - cartum cristão

 
'Karapuça – Vista a sua'. É esta a frase que dá nome a esse cartum cristão que tem por objetivo trazer para a Igreja reflexões através do humor.
 
Os cartuns versam sobre temas diversos; no entanto, o Menino Pastor é um dos personagens que mais tem aparecido no blog e na página de fãs do Karapuça. Abaixo duas amostras dos cartuns:
 
 
Como seria o batismo do Cascão caso ele se convertesse? (Karapuça)
 
 
Menino pastor e sua vida com seus pais. (Karapuça)
 
 
No blog ou na página de fãs não há menção dos termos de utilização dos cartuns, mas já entramos em contato com seu autor para que nos dê informações sobre isso. Tão logo tivermos resposta atualizamos este post.
 
 
Etiquetas:
Cartuns, charges cristãos/cristãs, imagens cristãs de humor e reflexão
Historietas, comics, caricaturas / imágenes cristianas de humor y reflexión
 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pixabay - banco de imagens

 
 
 
Pixabay é um banco de imagens que oferece fotos, cliparts e vetores (imagens/gráficos vetoriais) de forma gratuita para serem copiados, modificados, distribuídos e usados, até mesmo para fins comerciais, dentro ou fora da internet, sem exigir do usuário a solicitação de permissões ou pagamentos pela licença, uma vez que os mesmos são disponibilizados como obras de domínio público. O site alerta, entretanto, que o conteúdo representado nas imagens pode ainda ser protegido por marcas registradas ou por direitos de publicidade e de privacidade.
 
Uma licença Creative Commons de Dedicação de Domínio Público rege a utilização das trabalhos visuais do Pixabay. É também permitido usá-las no Facebok; porém, recomendamos conhecer as limitações aqui. Para todos os casos é útil e recomendável ler o tira-dúvidas sobre o que pode e não poder ser feito com as imagens de domínio público do Pixabay, seus Termos de Serviço & Política de Privacidade e o FAQ. Use o Google Tradutor para ver as páginas e seus conteúdos em português.
 
O usuário também pode contribuir para o crescimento do acervo do site enviando suas próprias imagens. Estas serão avaliadas pelos administradores antes de serem publicadas.
 
 
Etiquetas:
Repositório / banco de imagens, fotos, fotografias gratuitas, de uso livre, domínio público
Banco de imágenes, fotografías, gratis, de uso libre, dominio público
 

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Fala Toy - brinquedos associados a mensagens bíblicas

 
 
 
Nas palavras de seu próprio idealizador, Hudson Zanoni:
O FalaToy é uma brincadeira séria, divertida e criativa!
A proposta é tirar fotos de brinquedos, associar a um versículo bíblico e espalhar nas redes sociais usando o aplicativo para celular do FalaToy.
O app está disponível para Android e iOS e lhe permite tirar fotos e adicionar molduras com versículos bíblicos.
 
O Hudson ainda convida mais pessoas a aumentar o acervo de imagens tirando fotos de brinquedos, associando-as a um versículo bíblico e publicando-as no Instagram com a hashtag #falatoy para que elas sejam catalogadas no site do FalaToy.
 
Abaixo, foto da usuária do Instagram yaaasmincol usando bonecos da turma do Chaves.
 
 
 
 
Visite também o FalaToy no Facebook e no Instagram.
 
Não sei até que ponto usar bonecos e personagens de histórias de super-heróis associando-os a uma mensagem distinta às suas finalidades originais pode ser uma violação de direitos autorais. Por isso, em todo caso, recomendamos discrição no uso das imagens.
 
 
Etiquetas:
Super-heróis, bonecos, binquedos e mensagens bíblicas
Superhéroes, juguetes y mensajes bíblicos

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Easy HTML5 Video - publique vídeos sem precisar hospedá-los em outros sites

 
 
 
Easy HTML5 Video é um programa (para Windows e Mac) que lhe permite publicar vídeos em um site sem a necessidade de hospedá-lo num serviço de terceiros, como, por exemplo, o YouTube.
 
Sua utilização é bem simples. Envolve 3 passos:
  1. arrastar e soltar o vídeo para a janela do programa;
  2. configurar algumas opções: o formato do HTML5 (WebM, MP4, OGG ou até uma alternativa em Flash), verificar a compatibilidade do(s) formato(s) escolhido(s) com os navegadores mais usados, escolher o tamanho do vídeo (em pixels), o título e uma marca d'água, caso queira;
  3. depois de feita a conversão do arquivo de vídeo, você pode salvá-lo no próprio computador ou publicá-lo no seu site, bastando indicar o endereço onde ficará hospedado.
No site de seus desenvolvedores, na página Como usar, há um guia detalhado passo a passo de todo o processo (e em português).
 
 
Etiquetas:
Alternativa ao YouTube, hospedar vídeo sem precisar/usar o YouTube
Alternativa a YouTube, vídeo sin host / uso de YouTube
 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Christian clipArts.net

 
 
 
Christian clipArts.net tem em seu acervo cliparts cristãos, animações Flash e jogos. Os cliparts e os jogos são ilustrações de passagens bíblicas, e as animações incluem temas para reflexão, evangelismo. Os cliparts também estão à disposição em preto e branco, sem cores, para que crianças os usem como desenhos para colorir.
 
Buscas no conteúdo do site podem ser feitas a partir da página inicial através da digitação de uma palavra-chave ou da escolha do livro da Bíblia (e do capítulo). Para baixar um clipart basta clicar na imagem com o botão direito do mouse e pedir para salvá-la.
 
 
Samuel ungindo Davi (Christian clipArts.net)
Samuel ungindo Davi (Christian clipArts.net)
 
 
Os cliparts (imagens com tamanho de 360 x 360 pixels ou menos, ou de 600 x 600 pixels, ou menos, no caso das versões para colorir) podem ser usados para propósitos comerciais ou não, na web, em trabalhos de impressão e na produção de filmes. E podem, os produtos contendo os cliparts, ser vendidos ou distribuídos livremente. Não é permitido vender as imagens de forma individual, ou seja, vender o próprio clipart, alterar o conteúdo dos arquivos sem permissão do site ou usá-los em qualquer forma contrária à Bíblia e ao Evangelho.
 
Os arquivos Flash seguem às mesmas permissões e restrições citadas no parágrafo anterior, com o adicional de que não é permitido desmontá-los, descompilá-los (fazendo engenharia reversa).
 
Em todos caso, você deve, obviamente, dar crédito ao website quando utilizar suas imagens, assim como fizemos no exemplo acima. Para mais detalhes sobre o uso do conteúdo do Christan clipArts.net leia a página Guide.
 
Lá também são oferecidas imagens em tamanho maior do que os citados acima; porém, estas são pagas.
 
 
Etiquetas:
Clipart, clip-art cristão
Imágenes cristianas, para evangelismo, clipart cristiano
 

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Online Image Resizer - para redimensionar suas imagens

 
 
 
Se deseja redimensionar uma imagem rapidamente para poder enviá-la por email ou postar em seu blog/website ou numa rede social, Online Image Resizer é mais uma boa opção.
 
OIR aceita imagens nos formatos JPG, JPEG, PNG ou GIF, com até 10 MB de tamanho, sendo que os GIFs são convertidos para PNG ou JPG após o redimensionamento. São recursos dessa ferramenta:
  • redimensionamento mediante informação da porcentagem de redução do tamanho visual da imagem, pela indicação da nova largura ou altura (em pixels) ou por ajuste manual com o auxílio do mouse;
  • redimensionamento mediante escolha da porcentagem de redução da qualidade (caso a imagem seja JPG);
  • rotaciona ou espelha a imagem;
  • altera as cores da imagem passando-a para tons de cinza, sépia ou negativo;
  • permite a inserção de texto formatado.
Para redução do tamanho do arquivo da imagem sem perda de qualidade ou sem ter de fazer redução de seu tamanho visual experimente Smush.it, Kraken.io ou Web Resizer.
 
 
Etiquetas:
Redução / reduzindo / reduzir tamanho de imagens para uso na internet / web, fazer imagens carregarem mais rápido
Reducción / reducir / reducir el tamaño de las imágenes para su uso en Internet / web, hacer que las imágenes se cargan más rápido

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails