quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

5 sites de imagens cristãs/cliparts

 
Dica de 5 sites que oferecem imagens de temática cristã.
 
Contém um pequeno acervo de GIFs estáticos e animados divididos por categoria. Por muitas delas serem imagens pequenas, talvez seu uso mais adequado seja a ilustração de páginas da internet (blogs e websites).
 
 
 
 
Quando estiver navegando nas galerias atente para os links Color Gallery e Black & White Gallery no topo da página, pois eles te dão acesso, respectivamente, a imagens coloridas e em preto e branco.
 
Não há menção no site sobre os termos de uso das imagens a não ser o de que as mesmas, até onde o webmaster tem conhecimento, são de domínio público.
 
Oferece fotos e imagens no formato GIF divididos por categoria. Há imagens com tema católico, como, por exemplo, símbolos, santos, datas especiais (Quaresma, Quarta-feira de Cinzas etc.), sacramentos e eucaristia.
 
 
 
 
O site é bilíngue; há indicações em inglês e espanhol.
 
Pode usar as imagens livremente, inclusive para evangelizar, e em publicações não comerciais.
 
Oferece temas/templates para websites e GIFs 3D estáticos e animados. Outras religiões e crenças também são contempladas pelo site (exemplo: judaísmo, taoísmo, islamismo, budismo, crenças celtas, wicca, maçonaria e astrologia).
 
 
 
 
O conteúdo é livre para uso não comercial. Para este fim é necessário pagar algo ao seu autor (o mantenedor do site). É exigido que seja dado crédito ao website ao utilizar seu conteúdo. Saiba mais na página de perguntas frequentes (FAQ).
 
Imagens no formato GIF e JPG divididas por categoria.
 
 
 
 
As imagens podem ser utilizadas livremente desde que seja para fins pessoais ou na igreja.
 
Fotos e cliparts divididos em categorias para você usar livremente onde bem entender.
 
 
 
 
Nem é obrigado citar a fonte ao usar as imagens! Nós, entretanto, recomendamos que você dê crédito ao Christians Unite – nessa página eles ensinam como linká-los.
 
 
Etiquetas:
Imagens, cliparts, clip-arts, cristãos, motivos cristãos
Imágenes cristianas prediseñadas / GIFs animados con  motivos cristianos

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Projetos de Arquitetura em licença Creative Commons

Imagine que os arquitetos da antiga Roma haviam deixado seus projetos em uma rede de redes para que qualquer pessoa do mundo pudesse utilizá-los? Que Gaudí tivesse registrado as plantas de La Pedrera sem copyright? Quantas cidades teriam se reciclado e remixado o gênio dos grandes arquitetos da humanidade? Na era da sociedade em rede, a arquitetura aberta está se tornando uma realidade. A cultura de código aberto está ganhando terreno no até agora vertical e elitista mundo da construção. E cada vez mais se usam os estudos usando as licenças Creative Commons para suas obras.
O norte-americano Cameron Sinclair, criador do projeto Architecture for Humanity, é um dos grandes visionários da arquitetura aberta. Em entrevista à revista Wired, Cameron detalha assim seu sonho:“Nosso sonho é desenvolver um banco de dados de desenhos, classificados por localização, temas ambientais e arquitetos. Brincando, eu chamei de Open Source Architecture Network. Já estamos trabalhando com Creative Commons vendo como os projetos estão disponíveis gratuitamente em todo o mundo”. Um importante estudo que já está disponibilizando suas obras com a licença Creative Commons é o madrilenho Ecosistema Urbano. Seu Air Tree Commons, para a Expo Xangai de 2010, foi a primeira obra cujo todo o processo foi desenvolvido com o Creative Commons. O estudo holandês OBOM  é outra bandeira em arquitetura aberta.
Mas essa conspiração feliz de licenças abertas, transparência de processos e arquitetura não se limita a estudos cool. O mais interessante é que existem iniciativas mais horizontais e/ou descentralizadas. O projeto Wikihouse.cc tem um objetivo muito menos extravagante, mas infinitamente mais útil: recopila projetos de habitação, plantas, detalhes técnicos com licenças abertas. Qualquer pessoa pode eleger um modelo e lançar-se na autoconstrução, com toda a garantia técnica. Para frisar esta nova e emergente arquitetura aberta, nada melhor que concluir com o projeto PFC de Montera 34, que recopila trabalhos de fim de carreira. Quantas boas idéias são desperdiçadas em uma gaveta? Chegaremos algum dia, se perguntam dentro da Montera 34, a compartilhar os projetos “em aberto”, permitindo a difusão, reutilização e o remix com licenças abertas? Se você pensa sim, passeie pela hashtag do Twitter #pfccommons.
_____________________________________________
Nota do Imagens Cristãs: Amados, imaginem um banco de projetos arquitetônicos apenas de Igrejas, seja de grandes, médias ou pequenas dimensões, em licenças abertas Creative Commons... Quantos cristãos não se beneficiariam disto, notadamente aqueles muitos sem recursos para contratar os serviços de arquitetos. Eis uma ideia para os profissionais cristãos, que pode abençoar a muitos! Se cada um oferecer um pouquinho, em breve estará construído um amplo banco de dados. 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Produza belíssimas apresentações com Prezi

 
 
 
Prezi lhe proporciona uma forma diferente de fazer apresentações de slide. Aliás, no Prezi talvez nem possamos dizer slides, já que todo o conteúdo inserido fica sobre um mesmo fundo e a apresentação avança dando zoom em partes diferentes desse fundo.
 
Numa apresentação Prezi você pode clicar e arrastar, dar zoom (como falei acima), inserir vídeos (arquivos do seu PC ou vídeo do YouTube), arquivos PDF e ainda outros tipos de mídia. E a apresentação não fica desorganizada , pois é possível criar um linha de estória que define a sequência a ser seguida na hora de executá-la.
 
Na versão gratuita, infelizmente, você não poderá salvar a apresentação em seu computador; ela ficará disponível apenas on line. Dessa forma, se quiser usá-la e mostrá-la ao público numa conferência, aula, por exemplo, terá de usar um computador com acesso à internet. Um visualizador das apresentações está disponível para iPad na AppStore.
 
Há modelos prontos e tutoriais no site para lhe guiar no uso da ferramenta. E você ainda pode usar como ponto de partida uma apresentação já feita por outra pessoa e hospedada lá.
 
O vídeo abaixo é a introdução oficial ao Prezi. Assista-o e veja o quão interessantes as apresentações Prezi podem ser.
 
 
 
 
Etiquetas:
Alternativa online ao Powerpoint
Presentaciones de diapositivas, herramienta en línea/on line alternativa a PowerPoint
 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Upon This Rock - imagens cristãs

 
O Upon This Rock oferece GIFs (estáticos e animados) e imagens de fundo para apresentações de slide/Powerpoint.
 
São cerca de 180 GIFs para você usar na web e ilustrar seu blog ou website. Muitos têm textos em inglês, mas também há vários sem texto, mas apenas com símbolos cristãos, como, por exemplo, cruzes e peixes. Veja exemplos abaixo.
 
 
 
Uma das páginas da galeria de GIFs do UponThisRock.com
 
 
jesussplattersping
Exemplo de GIF animado.
 
 
Já imagens de fundo para apresentações são umas 144 que ele disponibilizam para download. Veja amostra abaixo.
 
 
Uma das páginas da galeria de imagens para fundo de apresentações do UponThisRock.com
 
 
Etiquetas:
Gráficos cristãos para a web, blogs, websites, internet
Imágenes cristianas, gráficos cristianos para la web, sítios, imágenes cristianas de fondo para presentaciones de diapositivas
 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pixmac - banco de imagens

 
Página inicial do Pixmac.com.br
 
 
Pixmac é um banco de imagens pagas mas que também oferece, pelo menos até o dia de hoje, 68.882 imagens gratuitas de seu acervo. E não é por serem gratuitas que você está preso a baixá-las com um único tamanho, pois, em geral, pelo menos uns 3 tamanhos estarão à sua disposição. Quer outra boa notícia? O site tem versão em português!
 
Uma coisa interessante no mecanismo de buscas do Pixmac é que se o resultado retornado for nada, nenhuma imagem, ele lhe dá a possibilidade de pedir ajuda (clicando do botão Me ajude!). Aí é só aguardar o contato dos administradores via email!
 
Será necessário um rápido cadastro para começar a baixar imagens.
 
Leia os Termos e Condições do site antes de usar as imagens. Mas lembre-se que na página de cada foto, lá próximo ao rodapé, há um selo Creative Commons (como o da figura abaixo) que rege o uso da imagem em questão. Clique nele para ver os termos estabelecidos pelo autor/fotógrafo. A licença aparecerá em inglês, mas o link Português (BR), que você verá no rodapé da página, lhe dará acesso ao texto em nossa língua.
 
 
Exemplo de selo de licença Creative Commons
 
 
Etiquetas:
Banco, repositório, de imagens, fotos, fotografias gratuitas, de uso livre
Banco de imágenes, fotografías, de uso libre
 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Transverso - Revista sobre Design da UEMG para download gratuito




A Escola de Design da UEMG edita e disponibiliza para download gratuito a Revista Transverso - Diálogos entre Design, Cultura e Sociedade.

Acesse: www.ed.uemg.br/outros/noticia/374

A revista reúne textos, notícias e estudos de interesse sobre o mundo do design e suas inter-relações. No site é possível também obter muitas informações sobre o tema, ter acesso a blogs, etc.


Etiquetas:
 Desenvolvimento de produtos, moda
Desarrollo de productos


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Desenhe sua própria fonte

 
Se o seu problema não é conseguir organizar sua coleção de fontes (veja nosso post anterior 25 programas para gerenciamento de fontes)  para poder encontrar no meio dela aquela ideal para um determinado fim, aplicação, pode tentar desenhar e produzir sua própria fonte! Que me diz?
 
Neste post aqui do wwwhat's new você encontrará 7 programas/ferramentas para esse fim. Tem para Windows, Linux e Mac. Entre eles está o Fonststruct (veja imagem abaixo), uma ferramenta online onde você faz tudo lá mesmo, sem precisar instalar nada no seu PC.
 
 
Tela do site Fontstruct.com 
 
Um programa que é pago, mas que pode lhe ser mais interessante é o Font Creator (ou visite o site oficial).
 
Lembre-se que programas de edição de vetores/desenhos vetoriais, a exemplo do Inkscape, também podem editar letras/caracteres para um trabalho específico. Basta que você insira um texto normalmente e depois o converta para o formato de curva. Aí então será possível trabalhar com a(s) letra(s) como se fosse(m) um gráfico vetorial!
 
Use sua imaginação! E mãos à obra!
 
 
Etiquetas:
Ferramenta / programa para desenhar fontes
Herramienta / programa para dibujar fuentes
 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

25 programas para gerenciamento de fontes

 
Um problema que surge quando começamos a ter muitas fontes no nosso computador, sejam instaladas na devida pasta do sistema operacional ou guardadas em um pasta a parte, é a dificuldade de achar uma ou mais específicas cujo(s) nome(s) não lembramos.
 
Para evitar esse tipo de problema e nos ajudar a administrar nossa coleção de fontes é que existem os programas gerenciadores de fontes! Com eles podemos catalogá-las por família, similaridade, estilo (tipo escrita manual, grunge, futurísticas etc.), instalá-las sem precisar ir à pasta onde está o arquivo, instalá-las temporariamente, fazer comparações, ver o mapa de todos os caracteres de que a fonte dispõe etc. .
 
No post 25 Font Management Tools Reviewed, lá da Smashing Magazine, você encontra uma lista de 25 desses programas seguidos de uma pequena análise. Há programas para Windows, Mac, Linux e Solaris, sendo alguns até pagos. Um que tenho usado e que me agrada muito é o AMP Font Viewer (gratuito!) cuja tela você vê abaixo.
 
 
Tela do gerenciador de fontes AMP Font Viewer
Veja a imagem em tamanho maior acessando a página do desenvolvedor do programa.
 
 
Dica: Acesse o post usando o Google Chrome, que já lhe sugerirá logo a tradução da página do inglês para o português, ou use o Google Tradutor.
 
 
Etiquetas:
Programa para catalogação e gerenciamento de acervo, coleção de fontes
Programa para gestionar fuentes, administrar fuentes, tipografia, en el ordenador / la computadora
 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

15 programas para processar imagens em lote

 
 
 
É uma dica da revista Smashing Magazine que eu havia publicado em meu antigo Windows Live Space. Agora republico-a aqui.
 
No post 15 úteis processadores de imagens em lote você encontrará programas para Windows, Mac ou Linux que ajudam na hora de gerenciar as imagens armazenadas em seu computador. São úteis para renomear,  fazer conversão de formato, redimensionar, criar apresentações de slides/slideshows, rotacionar/girar, adicionar marca d'água etc., tudo isso com várias imagens ao mesmo tempo. Alguns dos programas são pagos, mas em geral permitem o uso por um período de testes.
 
Dica: Acesse o post usando o Google Chrome, que já lhe sugerirá logo a tradução da página do inglês para o português, ou use o Google Tradutor.
 
 
Etiquetas:
Programa para catalogação e gerenciamento de acervo, coleção de fotografias, imagens
Programa para la edición, catalogación y gestión de colección, colecciones de fotografías, imágenes, procesador y editor de imágenes por / en lote
 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Gravuras de monstros do século XV

 
Primeira página do livro Prodigiorum ac ostentorum chronicon
 
Já precisou ilustrar seus posts ou página de site com imagens de monstros ou de uma criatura feia e muito estranha? Já? Que tal usar gravuras a traço de monstros do imaginário/mitologia popular do século 15?
 
Recebi a dica compartilhada através do Google+ com um link para as gravuras do livro Prodigiorum ac ostentorum chronicon, uma publicação de 1557, de H. Petrus Bâle, cuja primeira página você vê no topo deste post. Uma vez que a publicação é muito antiga, é certo que não devem haver mais direitos autorais nenhum limitando a reprodução da obra. Dessa forma, imagino que podemos suas figuras livremente! Agora, também não é por isso que vamos deixar de dar crédito ao seu autor e ao site onde elas se encontram, não é mesmo?
 
 
Gravuras de monstros do século XV
 
 
NESTE LINK estão cerca de 34 imagens tiradas do livro (acima se vê uma amostra da galeria). Também as imagens precisem ser melhoradas antes do uso, pois, ao serem escaneadas, vieram juntas as sombras das letras que estão do outro lado da página. Há uma ferramenta, já indicada aqui no blog, que realça áreas de imagens e é útil à tal tarefa; porém, não me lembro seu nome agora. Caso alguém lembre, posta o nome aqui nos comentários, OK?
 
 
Etiquetas:
Seres mitológicos do século XV / 15
Grabado, grabadura de seres, criaturas, mitológicos del siglo XV / 15
 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Unofficial Google Image Search by Drawing

 
 
 
O Unofficial Google Image Search by Drawing é um mecanismo de busca não oficial da Google que procura por imagens a partir de desenhos feitos pelo usuário. Não foi desenvolvido pela Google ou tem associação com a mesma. Seu autor tampouco trabalha lá. O que acontece é que o mecanismo faz uso da Busca por Imagens do Google para poder obter resultados.
 
São 3 as formas de introduzir parâmetros de busca no mecanismo:
  1. Desenhando na área de desenho as formas/linhas do objeto/coisa no qual você está interessado. Passe o mouse sobre a imagem acima para ver detalhes;
  2. Arrastando e soltando na área de desenho uma imagem que você tiver em seu computador, e desenhando ainda mais algo sobre ela. Só funciona no Google Chrome ou no Firefox;
  3. Usando uma foto tirada com sua webcam. É necessário ter instalado em seu PC o Flash e, obviamente, uma webcam.
Veja na imagem abaixo o resultado que obtive ao usar aquele desenho que aparece na primeira imagem do post. E, olha só, me retornaram como resposta, no meio de tudo, um par de óculos! Justamente o que eu buscava!
 
 
 
 
Há um rápido guia de uso e um FAQ (lista de perguntas frequentes) no próprio site (em inglês). Use Tradutor Google par lê-lo em português.
 
ALERTA! Tenha cuidado com o uso que fará da ferramenta, pois a maioria da imagens encontradas usando o Google não são de uso livre!
 
 
Etiquetas:
Busca por imagens, fotos, fotografias, usando/a partir de desenhos manuais
Búsqueda por imágenes, fotos, fotografías, usando dibujos manuales
 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pacote de fontes cristãs para seu computador




Reunimos em um único pacote 23 fontes gratuitas, de temática cristã, para seu computador. Essas fontes podem ajudar a ilustrar documentos e publicações seus ou de sua igreja, podem ser usadas para criar ou inspirar logotipos, e o que mais você precisar. E mais: no pacote, há ainda 5 fontes de caracteres para visualização de textos em Hebraico e Grego, para aqueles que desejam ler as Escrituras nas línguas originais, através de seu computador.

Em caso de uso comercial: Algumas fontes são apenas para uso pessoal (atividades sem fins lucrativos). Outras são liberadas para uso comercial. Por via das dúvidas, caso você as utilize comercialmente (crie alguma coisa para vender, utilizando a fonte), faça uma busca no Google pelo nome da fonte em questão, para saber se sua licença de uso comercial é livre ou não.

Dica: com ao auxílio de um programa de edição de vetores, a exemplo do Inkscape e DrawPlus, você pode converter um ou mais caracter/letra dessas fontes em desenho vetorial e usá-lo(s) como sua imaginação mandar.

Para baixar o pacote, CLIQUE AQUI.


Etiquetas:
Tipografia, fontes para computador / Windows
Fuentes de letras, para ordenador / computadora / Windows


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Pré Estreia do curta metragem "Dom Gratuito", filme cristão da brasileira 4U Films


4U Films fará a pré-estreia do filme curta-metragem "Dom Gratuito", seu segundo filme, no dia 11/02/2012 (sábado), às 19 horas, no Espaço Um Novo Tempo (Batista da Liberdade).
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista  São Paulo - SP (2° Subsolo).
Pedimos para que confirme sua presença até Quinta-feira, dia: 09/02/2012, enviando um e-mail para: fale@4ufilms.com

Assista ao trailer do filme:
4U (for You) Films é um ministério de cinema formado por cineastas cristãos de diversas denominações evangélicas. Jovens que estão inconformados com o mundo e insatisfeitos com a qualidade técnica e criativa do audiovisual gospel nacional.
A equipe conta com servos de Deus que estudaram em diversas instituições, tais como: Academia Internacional de Cinema, PUC, Universidade Estácio de Sá, Escola de Cinema Darcy Ribeiro, IATEC, Escola Livre de Cinema, Adalpho Bloch, Oficina Tela Brasil e UNIRIO. Profissionais que fizeram trabalhos em empresas renomadas no cenário nacional e internacional, por exemplo: Warner Bros, O2 Filmes, Buriti Filmes, 3rd Day Films, MTV, Ouroboros Filmes, ISTOÉ, Record, TV Brasil, Globo e outros.
A 4U Films realizou o curta “Não Me Deixe Te Deixar”, tendo mais de 10 mil acessos na internet, fora exibições em igrejas, lares, eventos e etc. O filme teve um retorno de depoimentos dos espectadores, sobre vidas transformadas, ministradas e abençoadas. O ministério 4U Films tem como principal visão utilizar da arte cinematográfica para falar do amor de Deus e propagar o evangelho de Jesus a toda criatura. Realizando filmes com excelência para Deus, for You!


Aproveite para assistir o primeiro filme da 4U, o curta metragem (14 min.) Não Me Deixe Te Deixar: http://www.4ufilms.com/naomedeixetedeixar/

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Adicione marcas d’água a uma imagem com WaterMarquee

 
Quem publica na internet fotos ou fotomontagens de sua própria autoria pode necessitar inserir alguma marca nas imagens para identificar seu autor e evitar que as mesmas sejam usadas por terceiros que queiram se passar por ele. E essa necessidade também pode surgir no caso das versões impressas, não é verdade? Então, que tal inserir uma marca d'água no trabalho para identificá-lo, e sem precisar recorrer a um programa?
 
Uma boa opção para isso é o site WaterMarquee o qual lhe permite inserir tanto uma imagem como um simples texto como marca d'água.
 
 
Página inicial do WaterMarquee.com com exemplo de uma foto usando outra imagem como marca d'água.
Acesse o site e veja mais exemplos.
 
 
No caso do uso de texto, você é livre para escolher o local da marca, a fonte (há 12 opções), o tamanho e a cor, além do grau de transparência. No caso de uso de outra imagem como marca, somente a posição, tamanho e grau de transparência dela podem ser ajustados.
 
A versão gratuita do site limita o tamanho da foto a ser marcada a 1 MB.
 
Ideia: como o tamanho da marca d´água pode ser definido à sua vontade, outro possível uso do site é para fazer uma fotomontagem onde no fundo da imagem principal apareça outra relacionada a ela – suponha duas fotos de uma mesma situação tiradas em momentos diferentes, o início e o desfecho, por exemplo!
 
Com informações de WWWhat'sNew.
 
 
Etiquetas:
Marca d'água para proteger/proteção de fotografias, fotos, imagens, trabalhos visuais
Filigrana para proteger / protección de fotografías, dibujos, imágenes, obras visuales
 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Unprofound - banco de imagens

 
Página inicial do Unprofound.com
 
 
Unprofound não é lá um site com grande e extenso número de fotos, mas não deixa de ser um banco de imagens onde você poderá pesquisar em busca daquela foto ideal para seus trabalhos.
 
E o Unprofound é um site sem burocracia. Basta chegar, fazer uma busca pelo que você quer (usando palavras em inglês), achar, baixar e usar, desde que, claro, se respeite os termos de uso. Mas que termos de uso? Pelo que vi, nenhum! Seu idealizador decidiu pegar fotos dele e de outros contribuintes e oferecê-las sem restrições. Na seção FAQ (perguntas frequentes) ele esclarece aos visitantes que as imagens podem ser usadas em praticamente qualquer lugar: sites/blogs, anúncios comerciais, vídeos, em propagandas em páginas de revistas, por exemplo. E você ainda pode alterá-las com o Photoshop ou outro programa de sua preferência para que elas se ajustem ao que você quer.
 
Eles lhe oferecem a possibilidade de contribuir para o acervo do site e, com isso, ganhar o direito de ter uma página particular com suas imagens, isto é, um portfolio.
 
Uma coisa interessante no Unprofound é que você pode navegar pelas fotos segundo a cor predominante nela. É só clicar num daqueles quadrados coloridos que aparecem na página principal!
 
E não se esqueçam de conhecer nossos Favoritos catalogados do Diigo! O Unprofound já foi adicionado lá!
 
 
Etiquetas:
Banco, repositório, de imagens, fotos, fotografias gratuitas, de uso livre
Banco de imágenes, fotografías, de uso libre
 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails