terça-feira, 17 de janeiro de 2012

GeaCron - mapas do mundo desde 3000 a.C.

 
 
 
GeaCron nos permite ver mapas da distribuição de países, de qualquer região do globo terrestre, desde o ano 3000 antes de Cristo. E ainda nos permite obter um código HTML para que a imagem seja incorporada/embutida numa página web (blog ou site)!
 
O português (de Portugal) é um dos idiomas suportados pelo site, de forma que a explicação de como funciona a página principal é facilmente compreendida consultado a ajuda (botão azul com '?' – veja figura abaixo).
 
 
 
 
Para embutir um mapa você deve acessar uma janela específica para essa finalidade (imagem abaixo). Clique no botão Embutir no canto inferior direito do mapa que aparece na página principal.
 
 
 
 
Gerando a imagem a ser embutida:
  • Defina a largura e comprimento da imagem (em pixels);
  • Informe quantas datas deverão ser exibidas (até 10). O mapa gerado será interativo, ou seja, ele comportará a exibição de imagens do mesmo local em anos diferentes permitindo-lhe ver como as fronteiras mudaram;
  • Clique em atualizar;
  • Clique sobre o mapa e mova-o para enquadrar a região do globo em você está interessado. Use a rodinha do mouse para dar zoom.
  • O sinal + no canto superior direito da imagem permite, ao ser clicado, escolher se o mapa deverá ser uma imagem plana ou se mostrará também o relevo da região;
  • Copie o código HTML do campo Embutir e cole no código de sua página web/post de blog.
Abaixo segue um exemplo. Trata-se de um mapa da Europa com imagens dos anos 1000, 1100, 1200 e 1300. Clique sobre ele e interaja. A barra azul lhe permite mover-se através dos anos.
 
 
 
 
Etiquetas:
Visualizador de mapas, atlas histórico mundial
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails