quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dica sobre imagens de pessoas famosas

 
Hoje, quando fui publicar um post sobre o falecimento do John Stott lá no Mural na Net, blog do qual também participo, deparei-me com o problema de não ter uma foto dele cujo uso fosse livremente autorizado.
 
Cheguei a fazer uma busca na Winkimedia Commons e até encontrei uma foto do John lá (veja-a aqui); porém, o site alertou que não possuía informações suficientes de copyright (direito de cópia) da mesma, uma vez que a pessoa que pôs a imagem lá não as forneceu. Sendo assim, a Wikimedia não apóia a hospedagem de tal foto e avisa que a apagará dentro de 7 dias!
 
E então? Como conseguir e usar uma imagem do Stott sem violar direitos internet afora?
Foi aí que tive a ideia de capturar a imagem da página principal do Memorial John Stott onde o próprio aparecia (veja imagem abaixo).
 
 
Post do Mural na Net sobre o falecimento de John Stott
Post do Mural na Net onde usei a imagem capturada da tela do Memorial John Stott.
 
Acredito que esse tipo de uso mostrado acima não viola direitos autorais uma vez que reproduzi no post uma imagem de um site que qualquer um pode visitar livremente a qualquer momento, a partir de qualquer lugar no mundo. Além disso, não fiz associação de qualquer tipo (reivindicação de propriedade, sociedade, parceria ou de apoio) entre o Memorial (ou seus autores/donos) e o Mural na Net. O uso que fiz até presta o serviço de divulgar o Memorial John Stott!
 
Dessa forma, creio que essa é uma estratégia válida para aqueles momentos quando não dispomos de uma fonte idônea. Recomendo, entretanto, discrição, prudência e moderação no uso desse recurso. Priorize sempre a busca por imagens de uso autorizado, OK? Se você, no entanto, sabe de algo que terminantemente inviabilize essa forma de uso, não deixe de nos comunicar!
 
Existe até um site que provê imagens de famosos de forma legal: o Picapp (já falamos dele aqui); só que ele sofreu umas mudanças recentes na forma como disponibiliza essa fotos e eu ainda não consegui entendê-la bem e fazê-la funcionar.
 
 
Etiquetas:
Alternativa para o uso de imagens / fotos / fotografias de famosos / pessoas famosas, ocasiões / momentos / eventos célebres, ilustres
Alternativa a la utilización de imágenes / fotos / fotografías de personajes / personas famosos / famosas, ocasiones / momentos célebres, notables, ilustres
 

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails