quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Graffiti - Uma arte bem urbana


Marcos Villaça

Desde os tempos do homem das cavernas, até os nossos dias, o fenômeno da representação pelo desenho vem ocorrendo. Ao desenhar em suas paredes, o homem das cavernas procurava abstrair o animal desejado por ele, sem possuir noção do que fosse arte. Ele apenas representava o animal desejado por crença em conseguir caça-lo para sua sobrevivência. No entanto, ao manifestar-se, ele já demonstrava vontade de se expressar.

A tinta spray surge nos EUA junto com o "boom" da indústria automobilística nos anos 50. Ela foi desenvolvida neste período para ser empregada em pequenos reparos domésticos como: geladeiras, fogões, etc, e até mesmo nos reparos de latarias de automóveis que tivessem suas pinturas danificadas. Com o surgimento do movimento Hippie nos anos 60 nos EUA contra o "establishment", países do terceiro mundo, não só passaram a se utilizar da lata de tinta spray para reparos domésticos, mas também para expressar palavras de ordem em oposição à situação política vigente em seus países, nas suas manifestações de rua.

No Brasil não foi diferente. Após o período do uso do piche pelas agências de propaganda, principalmente nos anos 40/50 com as Casas Pernambucanas anunciando sua linha de produtos nos muros e suportes públicos dos mais diversos, o spray também chega ao Brasil e passa a ser empregado nos anos 60 como mais um material utilizado para propagação de palavras de ordem nas principais cidades do país, anunciando o possível golpe de Estado que estaria por nos colocar em processo de estagnação política e das liberdades democráticas. Foi então, durante este período de transição histórico-político pelo qual passamos, que um artista etíope naturalizado brasileiro e de nome Alex Vallauri começa no cais do porto de Santos, cidade onde viveu com a família por alguns anos, a criar seus primeiros personagens. Tratava-se de suas primeiras imagens iconográficas que retratavam os atores sociais do cais do porto: marinheiros, prostitutas, estivadores, etc.

Neste mesmo período nos EUA, surgiam as grandes expressões da pop arte


Continue a leitura do artigo AQUI.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Editora Abril lança concurso para quadrinhistas de histórias infantis - Participe!


Com o intuito de promover e incentivar a produção de conteúdo infantil de qualidade, a Editora Abril lança o Prêmio Abril de Personagens.




O desafio é criar narrativas infanto-juvenis, em forma de histórias em quadrinhos, para o público entre 7 e 12 anos, de ambos os sexos.

Os melhores trabalhos serão selecionados pela Editora Abril, pela Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV) e também serão submetidos à apreciação e votação do público.

O vencedor assinará um contrato com a Editora Abril e terá sua obra publicada.
A Editora Abril acredita que o grande desafio de produzir conteúdo para crianças contribui para o enriquecimento do repertório cultural da sociedade,
propiciando, assim, a difusão do saber e do conhecimento.

Roteiristas e desenhistas estão convidados a mostrar seu talento. 

O prazo de inscrição para participar do Prêmio Abril de Personagens é:
de 27 de setembro a 24 de outubro (prorrogado até 19 de Dezembro) de 2010.

Visite: http://www.premioabrildepersonagens.com.br/
Não perca a chance de ver seus personagens ganharem vida.
Participe!

domingo, 3 de outubro de 2010

Geografia Bíblica - Informações, fotos e imagens

Capadócia

Apresentamos a dica hoje de um excelente blog para quem busca informações e imagens relacionadas à geografia dos lugares descritos na Bíblia. O blog Geografia Bíblica traz, desde 2007, rico conteúdo relacionado ao tema. Destacamos ainda o fato de o blog publicar fotos e imagens atuais dos locais citados nas Escrituras, além de mapas, gráficos e infográficos diversos.

Nota: Para efeito de reprodução das imagens, não podemos precisar acerca dos direitos das mesmas, mas você pode consultar o editor do blog em caso de dúvida.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails