domingo, 11 de julho de 2010

Uso da arte no evangelismo e discipulado

.
Fonte da imagem: www.creativemyk.com


Jesus usou formas de arte para que seus ouvintes pudessem entender. Ele contou parábolas, histórias e desenhava

O professor Stan Moore, de Arlington, no Texas (EUA), disse durante evento sobre música e missão em Singapura, realizado entre os dias 4 e 7 de julho, que a arte é um meio indispensável para atingir aqueles que não conhecem a Cristo. “As artes falam com a pessoa como um todo, intelectualmente, emocionalmente e espiritualmente, atingindo as profundezas da nossa mente e espírito", afirma.

Moore palestrou sobre o tema durante evento do Global Consultation on Music and Missions. Ele co-fundou a organização e também serve atualmente como pesquisador sênior e professor de música sacra e adoração no Instituto Teológico BH Carroll.

Para o professor, cristãos têm a responsabilidade de criar ou adaptar as expressões artísticas de forma adequada e que levem a mensagem cristã dentro de uma determinada cultura. Os cristãos são chamados a "usar todos os meios possíveis e dignos de comunicar o Evangelho de Jesus Cristo a todos os povos", observa Moore.

Mas as qualidades da expressão artística devem adequadamente reforçar a verdade da mensagem. Não deve ter quaisquer associações inadequadas ou prejudiciais para uma determinada cultura.

Moore disse que Deus é o supremo comunicador. “Jesus Cristo tornou-se ser humano para comunicar claramente o seu amor para as pessoas de uma forma que elas pudessem entender. Ele fez isso para que possamos conhecê-lo, compreendê-lo e voltarmos a ter um relacionamento correto com Deus. Jesus se tornou homem, em um determinado tempo e lugar com uma mensagem específica para se comunicar com um mundo perdido", explica.

Moore lembrou que Jesus não forçou os outros a aprender sua língua, Ele aprendeu a deles. “Jesus usou formas de arte para que seus ouvintes pudessem entender. Ele contou parábolas, histórias e desenhava”.

Segundo o palestrante, a mera transmissão de informação não deve ser confundida com a comunicação. A real comunicação é caracterizada pelo envolvimento e verdadeira compreensão entre dois ou mais. “Para que ocorra a comunicação, o comunicador deve se mover para o quadro de referência dos receptores. Esta é a responsabilidade de qualquer comunicador”, explicou. Moore.

A mensagem que os cristãos são chamados a difundir "não é somente sobre a morte de Cristo, mas sobre a Sua própria vida obediência ao Pai, até à morte, e a Sua ressurreição gloriosa dos mortos," conclui.

Fonte: Christian Post via Portal CPAD News

Um comentário:

  1. Realmente, temos que usar a arte pra evangelizar tambem. Excelente texto, profundo, edificante e motivador. Paz pra vocês, sempre.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails