segunda-feira, 19 de abril de 2010

Inkscape – editor de gráficos vetoriais


[Atualizado em 18/abril/2020]

Está procurando um programa no qual pode dar asas à sua imaginação, e o Paintbrush não lhe serve? Ou procura uma alternativa gratuita ao editores de gráficos vetoriais Corel Draw ou Adobe Illustrator? O Inkscape é a resposta à sua necessidade!


Tela do site oficial do Inkscape


Se você ainda não sabe o que são gráficos vetoriais, é interessante ler a segunda seção do tutorial de Inkscape do Guia do Hardware.


Tela do Inkscape 0.92.3 em ambiente Windows editando um gráfico gerado no Adobe Illustrator. Clique na imagem para vê-la maior.


O Inkscape trabalha com edição de nós, transparência, anti-aliasing, textos, gradientes, vetorização (transformação de imagens bitmap pro formato vetorial), múltiplas camadas, formas primitivas, caminhos, marcadores, clones, canal alfa, transformações, filtros e grupos. Ele ainda suporta metadados Creative Commons, operações complexas entre caminhos, texto-em-caminho, texto-em-forma e extensões que proveem novas funcionalidades.

O formato de arquivo nativo do programa é o SVG (Scalable Vector Graphics), mas ele também salva/exporta nos formatos PNG, PDF, PostScript (PS), EPS, EMF, ODG, DXF, PLT, WMF, entre outros! Ele também abre e edita PDF, TIFF, AI (Sim, arquivos do Adobe Illustrator - desde que tenham sido salvos no formato de compatibilidade com PDF), gradientes do GIMP, DXF, arquivos do Corel Draw e ainda outros!

Use também o Inkscape para editoração eletrônica – o programa pode ser uma alternativa gratuita a programas, como, por exemplo, o Adobe InDesign. É possível criar nele boletins, panfletos, posters e o que mais sua imaginação mandar. O Inkscape, às vezes, não é o melhor programa para imprimir as artes e trabalhos gráficos produzidos nele. Pode ser necessário exportar o trabalho para um outro formato de arquivo (como, por exemplo, PDF), abrir em outro programa e aí sim mandar o trabalho para impressão.

Assim como acontece com o GIMP, o Inkscape tem sites e comunidades na net mundo afora com tutoriais, cursos, aulas em vídeo e dicas de como usar o programa. Veja só:
Estes aí são só exemplos. Buscando na net você ainda encontra mais coisa (principalmente em inglês). Busque no YouTube e achará aulas/tutoriais em vídeo.

Baixe o Inkscape gratuitamente a partir de seu site oficial.


Etiquetas:
Ferramenta gratuita para edição de gráficos vetoriais, vetores, artes gráficas, design, desenho vetorial
Herramienta gratuita para la edición de gráficos vectoriales, dibujo vectorial



2 comentários:

  1. Excelente dica.
    Vou indicar para conhecidos que buscam outros programas.
    Paz pra todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Crislaine!

    Que bom que o Imagens Cristãs está cumprindo o que propõe a ser, né?!

    Vamos visitar teu blog sim. Obrigado pelo convite! E, já que gostou deste blog, aproveita e divulga a gente lá no teu blog!

    A equipe do Imagens Cristãs agradece a tua visita e o teu comentário.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails