segunda-feira, 15 de março de 2010

O mito do megapixel + Escolhendo uma câmera digital

 Digital compact camera [Anton Maltsev - 5414777 - www.123RF.com]
 
Está faltando só uma câmera fotográfica para você sair por aí capturando momentos da vida e compartilhá-las no grupo Imagens Cristãs lá no Flickr? Ou você está esperando um dinheiro para poder trocar a sua câmera por uma mais nova? Você deve estar pensando em comprar logo uma câmera digital que ofereça a maior resolução possível em termos de megapixels, não é mesmo? Espere, vá de vagar aí e continue lendo este post!
 
Na verdade, a coisa não é bem assim como pensamos, quer dizer, câmeras digitais mais novas seriam melhores por serem fruto da evolução tecnológica. Não! Mais megapixels de resolução não significam logo que você terá melhores imagens! Pois é! Saiba o porquê lendo as matérias que recomendamos nos links abaixo:
 
Desfazendo o mito dos megapixels – notícia da seção Tecnologia do Ig Notícias traduzida do New York Times;
O mito dos megapixels (parte I & parte II) – posts do Meio Bit.
 
Talvez sua velha câmera de 3 Megapixels produza fotos melhores que câmeras mais novas de 10 ou 12 megapixels!!
 
Ainda há mais outros textos na net tratando do assunto, e você pode encontrá-los buscando no Google, por exemplo. Cremos, porém, que esses aí acima já servem para esclarecer as coisas.
 
Veja também o post Megapixels x Impressão de fotos do DICAS DO DIA. Ele traz uma tabela relacionando a resolução de imagem que você necessita aplicar com o tamanho final da foto impressa.
 
Tendo sido as coisas esclarecidas, agora você já começa a pensar em qual câmera comprar? No site Câmera versus Câmera você encontrará análises de diversas câmeras digitais e ainda comparações do modelo analisado com mais três câmeras similares de outros  fabricantes. Também há lá listas de câmeras de acordo com a faixa de preço. Para quem comunica-se bem em inglês há ainda o Imaging Resource, o Guia de Compras do Digital Photography Review e o Snapsort. Nos dois primeiros sites  é possível comparar 2 ou mais câmeras lado a lado enquanto que no terceiro a comparação é limitada a 2 câmeras por vez.
 
Foto de Anton Maltsev em 123 Royalty Free.
 
 
Etiquetas:
Crendice, mito tecnológico, fotografia digital, comparação de câmeras fotográficas digitais
Superstición, fotografía digital, comparación de cámaras digitales, consejo de compras

Um comentário:

  1. Simplismente fantástico.
    Estou atualmente nessa situação, pois quero vender a Kodak 7 megapixels que temos, que é muito boa pra nosso uso, para comprar uma de melhor qualidade.
    Esse post me ajudou bastante, estou conferindo todos os links para ficar informado.
    Abração e Paz.
    Entrei no Flickr e vou adicioná-los.
    Paz.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails