segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Crestock

 
Olá, pessoal, audiência do Imagens Cristãs! Eu sou JT Ollemhebb, e este é meu primeiro post aqui no blog.
 
Trago até vocês a dica do website Crestock (www.crestock.com), mais um entre os inúmeros sites repositórios de fotos e gráficos vetoriais que você pode achar na web. Em inglês, as imagens armazenadas e oferecidas por esses sites são conhecidas por stock images (quando se referem a qualquer tipo de imagem), stock photos (no caso de fotos) ou stock vectors (no caso de gráficos vetoriais).
 
Crestock
Página inicial do Crestock.
 
O Crestock tradicionalmente armazena imagens de fotógrafos, designers etc., e permite a utilização das mesmas mediante pagamento, isto é, a compra delas. O site, entretanto, disponibiliza diariamente uma imagem para você baixar sem pagar nada. Isso mesmo, de graça! A maioria das vezes é uma foto no formato JPG de alta qualidade (tanto é que os arquivos podem chegar a ter 9 MB), e outras vezes são arquivos vetoriais no formato EPS que vêm zipados.
 
Para baixar essas preciosidades basta que você se cadastre no Crestock, e isso é algo simples, como descrevo a seguir. Estando na página principal, clique no botão My Account que está na barra superior do site. Na próxima página, clique no botão OPEN A FREE ACCOUNT. Preencha o campo Username com um nome de usuário que você deseje, os campos com a palavra password, com a senha de acesso e os campos first name e last name com, respectivamente, seu primeiro e último nomes. E-mail é email, é claro. Em Country informe o país, e em How did you hear about us? (Como você ouviu falar de nós?) escolha a opção Blog. Desmarque a caixa Stay in touch caso você não queira receber emails do site te comunicando novidades e dicas, e  não se esqueça de marcar a caixa I have read and accepted Crestock's Terms of use (Eu li e aceitei os Termos de Uso do Crestock - teoricamente você deveria lê-los e concordar com todos eles antes de marcar a caixa; saiba, porém, que vais encontrar tudo em inglês). Logo depois você receberá um email do Crestock, mas ele conterá apenas seus dados de log in (nome de usuário e senha).
 
Crestock◄ Cadastro feito, é hora de baixar a imagem gratuita do dia. Acesse a página inicial site e, caso não esteja logado, clique no botão Log in lá no cabeçalho da página. Na próxima tela, preencha os campos Username e Password, marque a caixa Remember me se você não quiser ter de fazer log in toda as vezes que acessar o Crestock. Depois disso, clique no botão LOGIN. Você vai chegar a sua página de perfil e configurações. Muito bem. Agora volte à página inicial clicando no logotipo do site (está lá em cima com o nome Crestock, é claro) e depois clique sobre a imagem gratuita do dia (próxima à frase Get Your Daily Free Image). Na tela seguinte você deve marcar a caixa I have read and accept the terms of the content license agreement (Eu li e aceito os termos do Termo de Aceitação de Licença de Conteúdo), que está logo abaixo da figura, e depois clicar no botão DOWNLOAD TODAY’S FREE IMAGE.
 
Para catalogar as imagens baixadas do Crestock você pode usar um dos textos que aparecem nos campos Image title e Description ao lado da amostra da imagem gratuita. Você também pode salvar logo o nome do autor da imagem que aparece no campo Contributor. Eu prefiro salvar o número da imagem, aquele número que está no campo Image ID, pois com ele eu posso, usando o campo Search images, localizar a imagem no acervo do Crestock, seus vários dados de catalogação e o nome do autor.
 
As imagens oferecidas gratuitamente pelo Crestock podem ser usadas nos posts de seu blog ou em seu website. Elas podem ser impressas, usadas eletronicamente para exibição na tela do PC e, citando uma das cláusulas dos Termos de Uso do site (o Content Licence Agreement), podem ser usadas para propósitos gráficos e de design; não podem ser multiplicadas como peças independentes de arte fotográfica ou em itens para revenda, tais como cartões postais, pôsteres, camisetas, mouse pads (ou mats), canecas e similares. Se você ainda tem dúvidas quanto a algo dito neste parágrafo, leia os Termos de Uso do Crestock (estão em inglês).
 
E se seu blog é Wordpress, o Crestock oferece ainda um plug in que lhe permite inserir imagens gratuitas em suas postagens. Conheça-o no site Freebie Images (www.freebieimages.com).
 
Ao publicar imagens no seu blog/website,
não se esqueça de mencionar o autor e a fonte delas, OK?
 
Ah! Já ia esquecendo de dizer que o Crestock tem um blog. Nele o pessoal divulga notícias e dicas do mundo do design, fotografia, Photoshop etc.. Também chegam a publicar, de vez em quando, uns posts com papéis de parede espetaculares, como, por exemplo, estes dois: 15 Amazing Free, High Resolution Wallpaper Images e Another 17 Fantastic Free Wallpaper Images.
 
Há ainda outros sites semelhantes ao Crestock que indicaremos aos leitores, sites que você pode visitar periodicamente (diariamente, semanalmente etc.) para obter boas imagens de forma gratuita. O Crestock já figura numa área da barra lateral do blog que lista sites assim – procure a seção Para visitar periodicamente. E aguarde as próximas dicas de sites!
 
 
Etiquetas:
Banco de imagens
Imágenes para Wordpress, banco de imágenes

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Sobre o Grafite ou Graffiti



graffiti

Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade, porém com autorização do proprietário.

Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, [1] mais especificamente, da street art ou arte urbana – em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. [2]

Normalmente distingue-se o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, quase sempre considerada como contravenção. No entanto, muitos grafiteiros respeitáveis, como Osgemeos, autores de importantes trabalhos em várias paredes do mundo – aí incluída a grande fachada da Tate Modern de Londres[3] – admitem ter um passado de pichadores.

A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop, e a variados graus de transgressão.

Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.[4] Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.

Termos e gírias:
  • Writer – Escritor de Graffiti.
  • Tag – Nome/Pseudónimo do artista.
  • Hall of Fame – Trabalho geralmente legal, mural mais trabalhado onde normalmente pinta mais do que um artista na mesma obra, explorando as técnicas mais evoluídas.
  • Bombing – Graffiti rápido, associado à ilegalidade, com letras mais simples e eficazes.
  • Throw-up – Estilo situado entre o “tag”/assinatura de rua e o bombing. Letras rápidas normalmente sem preenchimento de cor (apenas contorno).
  • Roof-top – Graffiti aplicado em telhados, outdoors ou outras superfícies elevadas. Um estilo associado ao risco e ao difícil acesso mas que é uma das vertentes mais respeitáveis entre os writers.
  • Wild Style – Estilo de letras quase ilegível. Um dos primeiros estilos a ser utilizado no surgimento do graffiti.
  • 3D – Estilo tridimensional, baseado num trabalho de brilho / sombra das letras.
  • Bubble Style – Estilo de letras arredondadas, mais simples e “primárias”, mas que é ainda hoje um dos estilos mais presentes no graffiti.
  • Characters – Retratos, caricaturas, bonecos pintados a graffiti.
  • Train – Denominação de um comboio pintado.
  • Whole Train – Carruagem ou carruagens inteiramente pintadas, de uma ponta à outra e de cima a baixo.
  • End to end – Carruagem ou comboio pintado de uma extremidade à outra, sem atingir a parte superior do mesmo (por ex. as janelas e parte superior do comboio não são pintadas).
  • Top to bottom” – Carruagem ou carruagens pintadas de cima a baixo, sem chegar no entanto às extremidades horizontais.
  • Backjump – Comboio pintado em circulação, enquanto está parado durante o percurso (numa estação por exemplo).
  • Cap – Cápsula aplicável ás latas para a pulverização do spray. Existem variados caps, que variam consoante a pressão, originando um traço mais suave ou mais grosso (ex: Skinny”, “Fat”, “NY Fat Cap”, etc).
  • Crew – “Equipa”, grupo de amigos que habitualmente pintam juntos e que representam todos o mesmo nome. É regra geral os writers assinarem o seu tag e respectiva crew (normalmente sigla com 3 ou 4 letras) em cada obra.
  • Cross – Pintar um graffiti por cima de um trabalho de um outro writer.
  • Fill-in – Preenchimento (simples ou elaborado) do interior das letras de um graffiti.
  • Highline – Contorno geral de toda o graffiti, posterior ao outline.
  • Outline – Contorno das letras cuja cor é aplicada igualmente ao volume das mesmas, dando uma noção de tridimensionalidade.
  • Degradé – Passagem de uma cor para a outra sem um corte directo. Por exemplo uma graduação de diferentes tons da mesma cor.
  • Kings – Writer que adquiriu respeito e admiração dentro da comunidade do graffiti. Um estatuto que todos procuram e que está inevitavelmente ligado à qualidade, postura e anos de experiência.
  • Toy – O oposto de King. Writer inexperiente, no começo ou que não consegue atingir um nível de qualidade e respeito dentro da comunidade.
  • Bite – Cópia, influência directa de um estilo de outro writer.
  • Spot – Denominação dada ao lugar onde é feito um graffiti.
  • Asdolfinho – Novo estilo de graffiti desenvolvido por americanos, no qual é visado a pintura animal.
  • Hollow – Graffiti ou Bomb que não tem fill (preenchimento) algum e, geralmente, é ilegal

Mais informações sobre o Grafite:

■ Visite o site Gospel Graffiti - www.gospelgraffiti.com

■ Leia AQUI uma entrevista com a renomada grafiteira Nina Pandolfo (evangélica).

■ Leia o texto A Arte do Desapego, sobre o grafite, publicado no site do Solomon, clicando aqui.

■ Gospel Graffiti Crew (grupo no Flickr): www.flickr.com/groups/631492@N21

■ Matéria na ISTO É sobre grafite e muralismo em SP: Clique Aqui.

■ Graffiti Gospel (fotoblog): http://neridecor.fotoblog.uol.com.br


Algumas imagens de grafites cristãos:

http://www.blogandogospel.com/wp-content/uploads/2009/11/gospel-graffiti-13.jpg


http://www.blogandogospel.com/wp-content/uploads/2009/11/gospel-graffiti-3.jpg


http://www.blogandogospel.com/wp-content/uploads/2009/11/gospel-graffiti-15.jpg


http://www.blogandogospel.com/wp-content/uploads/2009/11/gospel-graffiti-10.jpg





Etiquetas:
Arte urbano

domingo, 22 de novembro de 2009

Curso de Fotografia Digital gratuito



O site Banco da Imagem oferece um Curso de Fotografia Digital gratuito para você.

Aprenda noções básicas e avançadas da fotografia digital acompanhando este Manual de Fotografia Digital, escrito e com a maioria das fotos e imagens produzidas pelo jornalista e fotógrafo Roberto Negraes.

Para acessar o curso, clique aqui.


Etiquetas:
Como usar uma câmera fotográfica digital
Curso gratis de fotografía, cámara digital

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Aprimore suas buscas de imagens


A dica de hoje foi extraída do site INFO Dicas, mantido pela Editora Abril. O link: http://info.abril.com.br/dicas
________________________________________

Aprimore as buscas de imagens
Recursos do Bing e do Google Imagens permitem localizar
imagens específicas para papel de parede do micro

Algumas pessoas nunca se dão ao trabalho de trocar o papel de parede proposto pelo Windows. Outras mudam uma vez e nunca mais. Mas há quem goste de alterar o fundo da área de trabalho frequentemente, de acordo com o clima ou o estado de espírito. Para essas pessoas, nem sempre é fácil encontrar a imagem certa. O Bing e o Google Imagens facilitam a tarefa.

Com a ajuda do Bing
Uma das opções da busca de imagens do mecanismo de busca da Microsoft é justamente a localização de conteúdo adequado para usar como papel de parede. Vá ao Bing, clique em Imagens, digite o termo desejado no campo de busca e clique no ícone da lupa. Na página de resultados, clique direto na opção Papel de Parede na área Tamanho do painel esquerdo. Se preferir, refine sua busca, clicando em Colorida ou Preto e Branco, na área Cor, em Fotografia ou Ilustração, na área Estilo, ou até em Apenas Faces ou Cabeças e Ombros, se procura por pessoas.



Achou algo interessante? Clique na imagem e, na janela seguinte, no link para abrir o arquivo original. Use então o botão direito do mouse e escolha a opção Definir Como Papel de Parede e escolha a opção desejada (Centralizado, Toda a Tela ou Lado a Lado no caixa de combinação Posição. Clique no botão Definir Papel de Parede para aplicar a escolha.




Google Imagens em ação
O Google não oferece uma opção logo de cara para a localização de imagens apropriadas para papel de parede, mas você pode chegar até ela de outra forma. Visite a página de busca de imagens do Google em português ou em inglês (você pode acionar essa página simplesmente entrando na página principal do Google e acionando o link Imagens ou Images). Digite sua pesquisa no campo correspondente e clique em Pesquisa Avançada de Imagens (Advanced Image Search). Nessa página, clique no link Usar Tamanho da Minha Área de Trabalho (ou Use My Desktop Size) e, por fim, em Pesquisa Google (Google Search). O Google buscará somente as imagens nesse tamanho.



Refine a pesquisa
Na mesma página de pesquisa avançada, o Google permite refinar os termos da pesquisa e os filtros. Você pode filtrar a pesquisa por tipo de conteúdo (rosto, foto, clip part, desenho de linha e conteúdo de notícias), tamanho (há uma variedade de opções, incluindo imagens em alta resolução) ou imagens que tenham uma largura e uma altura específicas. É possível ainda escolher por proporção (alta, quadrada, larga ou panorâmica), formato de arquivo (JPG, GIF, PNG ou BMP), coloração (preto-e-branco ou colorida), direito de uso (reutilização, reutilização comercial, reutilização com modificação e reutilização comercial com modificação) e domínio.



Veja os resultados
Se você quiser conferir como suas opções de filtragem refletem nos resultados, volte à página inicial de pesquisa de imagens e clique no link Mostrar Opções (Show Options), caso o painel esquerdo não esteja aparente. Nesse painel, você não encontrará todos os recursos de filtragem avançada, mas poderá avaliar os resultados imediatamente depois de feitas as escolhas e poderá filtrar a busca por uma cor específica, opção ausente na busca avançada. Selecionada a imagem, clique nela e, na página seguinte, no link Ver Imagem em Tamanho Grande. Carregada a imagem, clique nela com o botão direito do mouse e escolha Definir Como Papel de Parede.




Etiquetas:
Motor de busca
Búsqueda de imágenes

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fotos do grupo Imagens Cristãs no Flickr
















Amados irmãos e visitantes, hoje publicamos algumas fotos de uso livre, de autoria dos irmãos participantes do grupo Imagens Cristãs no Flickr. Se você fotografa, desenha, pinta ou produz imagens de qualquer tipo, colabore conosco disponibilizando também suas imagens para uso livre. Associe-se ao grupo no Flickr ou entre em contato por e-mail: sammisreachers@ig.com.br.


Etiquetas:
Bíblia, livros, folhetos, monumentos, paisagem, transportes, barco, dinheiro, praia, mar, rede de pesca
Biblia, libros, folletos, paisaje, dinero, playa, bou, garlito

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ferramentas gratuitas pra fazer desenho animado


Duas ótimas notícias para quem quer trabalhar com desenho animado e usar mais esta linguagem para comunicar a mensagem do evangelho. Primeiro, estão abertas as inscrições para o curso gratuito de animação que será realizado pela internet e que conta com a chancela do Ministério da Cultura. Segundo, há um software livre que foi escolhido por este mesmo curso como a ferramenta a ser utilizada pelos alunos em todos os projetos desenvolvidos durante as aulas. Ou seja, você pode baixar agora mesmo um programa e começar a utilizá-lo pra fazer sua primeira obra-prima!

A inscrição é feita pela internet no site www.animaedu.com.br e o projeto, intitulado AnimaEdu, é resultado de parceria entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Audiovisual, Infraero e a produtora OTTO Desenhos Animados. Para participar da iniciativa não precisa entender de animação. Basta ter idade mínima de 16 anos, computador com acesso à internet, scanner e noções de desenho. As atividades, que abrangem 18 módulos, vão começar em novembro e serão concluídas em janeiro de 2010. Para ser incluído na primeira turma é preciso fazer a inscrição no site. O curso é gratuito e tem duração de nove a 16 semanas, com aulas com duração de uma hora, acompanhadas por tutores, duas vezes por semana. O material didático, contendo textos, exercícios e manuais, será disponibilizado no site do AnimaEdu e só poderá ser acessado por jovens matriculados no curso. Ao final, cada aluno ganhará um certificado de participação.

Segundo os organizadores do AnimaEdu, os formandos poderão trabalhar na realização de curtas metragens para publicidade, material destinado à internet e a empresas da área de desenho animado. Mas corra, as inscrições serão encerradas em 05 de novembro, 18h. Após essa data e horário, ainda será possível efetuar o pré-cadastro, sendo que ele será avaliado para as próximas edições.

Quanto ao programa de animação selecionado pelos coordenadores do curso, é o software livre Pencil 2D (disponível para baixar em www.pencil-animation.org). Ele é um software bastante simples e intuitivo, bastando utilizá-lo por alguma sessões para entender seu funcionamento.

Com informações da Agência Brasil/Soma/Notícias Cristãs


Etiquetas:
Curso on line
Curso en línea, online

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Centenas de imagens de Israel

















IMAGENS DE ISRAEL

Irmãos e leitores, a dica de hoje é para um site que possui milhares (milhares mesmo!) de imagens de Israel, site este mantido pelo Ministério do Turismo Israelense. As imagens estão disponíveis em várias resoluções, e o download é livre. Vale a pena a visita!

Visite a galeria (escolha as opções de busca): http://gallery.tourism.gov.il


Etiquetas:
Lugares históricos, Terra Santa, judeus, cidade, edifício, cultura estrangeira
Sitios históricos, Tierra Santa, judios, ciudad, edificio, cultura extranjera

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails